Potencialidades de reinserção social do adolescente infrator através de atividades de esporte e lazer no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cáceres/MT

Autores

  • Maria do Horto Salles Tiellet mariadohorto_tiellet@yahoo.com.br
    UNEMAT
  • Josiane Magalhães jopelelu@gmail.com
    UNEMAT
  • Ildemar da Silva Freitas idelmar31@hotmail.com
    UNEMAT

Resumo

Resumo

O estudo apresenta resultados da pesquisa realizada no Centro de Atendimento Socioeducativo do Polo de Cáceres/MT acerca dos adolescentes em conflito com a lei e suas trajetórias educacionais. Os dados coletados foram obtidos pela interface entre ensino, pesquisa e extensão, utilizando-se para a coleta de dados fontes documentais e questionário socioeconômico cultural. Os resultados parciais trazem, além das reflexões teóricas ligadas à compreensão dos processos -- pesquisa, ensino e extensão --, a constatação do número expressivo de adolescentes infratores que apresentam distorção idade/escolaridade e o comprometimento de uma geração que em parte vai se manter ao longo de sua vida em subempregos, perpetuando uma condição social que não permite escapatória de um ciclo vicioso de exclusão total, quer por efeito da globalização, quer por descaso em parte pelo segmento político e pelo poder público da região ou pelo abandono de diferentes governos estaduais.

Palavras-Chave: Adolescentes infratores, Socioeducativo, Educação.

Potentialities of social reinsertion of juvenile offenders through sports and leisure activities at the Socio-educative Service Center in Cáceres/MT

Abstract

This study presents outcomes from the research developed at the Socio-Educative Service Center in Cárceres, MT, Brazil, regarding the adolescents in conflict with law and their educational paths. Collected data were obtained by the interface between instruction, research and extension, using documental sources and cultural socio-economic questionnaire. Beyond the theoretical thoughts related to the procedures comprehension - instruction, research and extension -, the partial results point to a significant number of juvenile offenders, who exhibit distortions between age and schooling. They also point to the fortune of a generation that, in some part, will fight their lives underemployed, perpetuating a social condition that does not rescue them from the vicious circle of complete exclusion, whether as an effect of globalization, or for the disregard by the regional politicians and public authorities, as well as the neglect of successive state governments.

Keywords: Juvenile delinquency, Socio-educative, Education.

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Biografia do Autor

Maria do Horto Salles Tiellet, UNEMAT

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012), licenciatura em Filosofia -- FFCL Imaculada Conceição agregada à Universidade Federal de Santa Maria (1985) e mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Atualmente professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, violência, violência na escola, adolescente infrator, política educacional e escola. E-mail: mariadohorto_tiellet@yahoo.com.br

Josiane Magalhães, UNEMAT

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). É professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Leciona na área das Ciências Sociais, em disciplinas como Sociologia e Sociologia da Educação, com ênfase em Teoria Sociológica, Ciência Política, Sociologia Aplicada a Saúde, Sociologia Rural e Organizacional. E-mail: jopelelu@gmail.com

Ildemar da Silva Freitas, UNEMAT

Graduando do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado de Mato Grosso -- UNEMAT e bolsista de iniciação científica do projeto Adolescentes em conflito com a lei e suas trajetórias educacionais."E-mail: idelmar31@hotmail.com

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Publicado

16/09/2017
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Como Citar

TIELLET, M. do H. S.; MAGALHÃES, J.; FREITAS, I. da S. Potencialidades de reinserção social do adolescente infrator através de atividades de esporte e lazer no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cáceres/MT. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 230–257, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1290. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos