Humanização, inclusão e matemática: possibilidades do desenvolvimento do pensamento algébrico no encontro entre estudantes cegos e videntes
Humanization, inclusion and mathematics: possibilities for the development of algebraic thinking in the encounter between blind and non-blinded students
Palavras-chave:
Deficiência visual, Inclusão, Educação MatemáticaResumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa de pós-doutorado que objetiva investigar aspectos do desenvolvimento do pensamento algébrico com estudantes cegos e videntes que possam contribuir para práticas de ensino de matemática no que diz respeito à inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Focada em uma abordagem qualitativa, a produção de dados foi realizada em uma turma do quarto ano e uma turma do quinto ano de duas escolas públicas da cidade de Belém/PA, Brasil, nas quais estudantes cegos estão matriculados em turmas comuns. Os dados foram produzidos durante três meses e registrados por meio de diário de campo, gravações de áudio e vídeo, fotos e registros das tarefas realizadas em aula e de todos os materiais manipulativos utilizados pelos estudantes. Durante a análise dos dados, os vídeos e os áudios foram revisitados para identificar eventos críticos. Tais eventos foram transcritos e analisados. Os resultados trazem indícios de que um ambiente de ensino e aprendizagem inclusivo que contribua para humanização nas aulas de matemática envolve considerar as características das pessoas com deficiência na elaboração das tarefas que todos os estudantes da turma irão realizar.
Palavras-chave: Deficiência Visual; Inclusão; Educação Matemática.
Abstract: This article is part of completed postdoctoral research that aims to investigate aspects of the development of algebraic thinking with blind and non-blinded students that can contribute to mathematics teaching practices regarding inclusion in the early years of elementary school. Focused on a qualitative approach, data production was carried out in a fourth-grade class and a fifth-grade class from two public schools in the city of Belém/PA, Brazil, in which blind students are enrolled in regular classes. The data were produced over three months and recorded through a field diary, audio and video recordings, photos and records of tasks carried out in class and all manipulative materials used by the students. During data analysis, the videos and audio recordings were revisited in order to identify critical events. These events were transcribed and analyzed. The results show that an inclusive teaching and learning environment that contributes to humanization in mathematics classes involves considering the characteristics of people with disabilities when designing tasks that all students in the class will perform.
Keywords: Visual Impairment. Inclusion. Mathematics Education.
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