Decolonialidade e Cinema na Escola: formas de existir e resistir

Decoloniality and Cinema in Schools: forms of existence and resistance

Autores

Palavras-chave:

educação;, Filme, Cultura

Resumo

A segregação social e a diáspora têm crescido em diversas regiões do mundo, ampliando a intolerância entre os povos. O artigo aborda a decolonialidade e sua importância para a soberania e a democracia no Brasil. Trata sobre as ações humanas e reflexões de Arendt (2010), acerca do sentido da educação no capitalismo, e Silva (2017) sobre as possibilidades educativas do cinema. Outros autores na perspectiva crítica articulam e complementam o debate apontando o filme como recurso pedagógico. Defende-se que este recurso pode, desde as etapas iniciais da escolaridade, promover transformações linguísticas e cognitivas, ampliar a capacidade de análise, argumentação e ação dos estudantes. Aponta como resultado a utilidade do uso de filmes para desvelar as subordinações ideológicas da indústria cultural e contribuir para a ampliação do capital cultural, literário e linguístico dos estudantes.

Palavras-chave: Educação; Filme; Cultura

 

Abstract

Social segregation and diaspora have increased in various regions of the world, intensifying intolerance among peoples. This article discusses decoloniality and its significance for sovereignty and democracy in Brazil. It examines human actions and reflections by Arendt (2010) regarding the meaning of education under capitalism, and by Silva (2017) on the educational possibilities of cinema. Other authors from the critical perspective articulate and complement this debate, highlighting film as a pedagogical resource. The paper argues that this resource, starting from the early stages of schooling, can foster linguistic and cognitive transformations, broaden students’ capacity for analysis, argumentation, and action. The findings indicate that films can be useful tools for unveiling the ideological subordination produced by the culture industry and for contributing to the expansion of students’ cultural, literary, and linguistic capital.

Keywords: Education; Film; Culture.

 

 

 

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Biografia do Autor

Deniza Geny Silva Machado, Universidade de Coimbra, Portugal.

Doutoranda do Programa de doutoramento do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) https://www.uc.pt/ceis20/, da Universidade de Coimbra, Portugal.

Pedagoga na Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, (UFJF), na Pró Reitoria de Assistência Estudantil, (PROAE)   e-mail: machado.deniza@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8970-0940

Suely dos Santos Silva, Universidade Federal de Jataí

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP)  https://www5.usp.br/

Pedagoga e mestre em educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG)

Docente associada 3 da Faculdade de Educação (FE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Jataí (UFJ)

E-mail: suely_silva@ufj.edu.br       ORCID https://orcid.org/0000-0002-7185-6637

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Publicado

12/12/2025

Como Citar

SILVA MACHADO, D. G.; DOS SANTOS SILVA, S. Decolonialidade e Cinema na Escola: formas de existir e resistir : Decoloniality and Cinema in Schools: forms of existence and resistance. Revista Cocar, [S. l.], n. 44, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11202. Acesso em: 14 dez. 2025.