Histórias Surdas na Educação Matemática: resistências, diferenças, resiliências
Deaf Histories in Mathematics Education: Resistance, Difference, Resilience
Palavras-chave:
Professores Surdos; Identidade Surda; Ensino de Matemática.Resumo
Este artigo apresenta uma síntese dos resultados de uma pesquisa de doutorado que investigou as experiências de professores surdos com a matemática, inspirada nos Estudos Surdos, Estudos Culturais e Educação Matemática Crítica. A investigação partiu da escuta de seis professores surdos, cujas narrativas revelaram atravessamentos marcados pela imposição da oralização, exclusões escolares, desigualdades sociais e experiências singulares com a Libras e com o ensino da matemática. Seguindo os pressupostos da metodologia da História Oral, foi produzido Fontes Surdas em Libras como forma de apresentar as entrevistas, evidenciando uma dimensão ética, estética e política que contribui para subverter os discursos dominantes e validar epistemologias visuais e sensoriais. Os resultados apontam para a urgência de práticas pedagógicas bilíngues que reconheçam as singularidades das pessoas surdas e rompam com os mecanismos de normalização e de exclusão ainda presentes na sociedade. Por fim, este estudo reafirma que não há um único modo de ser surdo e de ensinar matemática, e propõe que as práticas escolares sejam construídas considerando o protagonismo das pessoas surdas.
Palavras-chave: Professores Surdos; Identidade Surda; Ensino de Matemática.
Abstract
This study presents a summary of results of a doctoral research that explored deaf teacher`s experiences in mathematics and it was based on Deaf Studies, Cultural Studies, and Critical Mathematics Education. The research began by listening to six deaf teachers, and their narratives revealed experiences as the oralism imposition, exclusion from school, social disparities, and single experiences with Brazilian Sign Language (Libras) and mathematics teaching. We have based this study on the principles of Oral History methodology, that is why the interviews were presented in Libras through Deaf Sources to point an ethical, aesthetic and political dimension that contributes to subvert dominant discourses and validate visual and sensory epistemologies. The results show an urgency of bilingual educational practices to recognize deaf people singularities and break of the mechanisms of normalization and exclusion that are still present in society. Therefore, this study reaffirms there is not a single way to be a deaf person and to teach mathematics, and it also proposes that educational practices should be constructed considering deaf people`s protagonism.
Keywords: Deaf Teachers; Deaf Identity; Mathematics Teaching.
Palavras-chave: Professores Surdos; Identidade Surda; Ensino de Matemática.
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