Histórias Surdas na Educação Matemática: resistências, diferenças, resiliências

Deaf Histories in Mathematics Education: Resistance, Difference, Resilience

Autores

Palavras-chave:

Professores Surdos; Identidade Surda; Ensino de Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese dos resultados de uma pesquisa de doutorado que investigou as experiências de professores surdos com a matemática, inspirada nos Estudos Surdos, Estudos Culturais e Educação Matemática Crítica. A investigação partiu da escuta de seis professores surdos, cujas narrativas revelaram atravessamentos marcados pela imposição da oralização, exclusões escolares, desigualdades sociais e experiências singulares com a Libras e com o ensino da matemática. Seguindo os pressupostos da metodologia da História Oral, foi produzido Fontes Surdas em Libras como forma de apresentar as entrevistas, evidenciando uma dimensão ética, estética e política que contribui para subverter os discursos dominantes e validar epistemologias visuais e sensoriais. Os resultados apontam para a urgência de práticas pedagógicas bilíngues que reconheçam as singularidades das pessoas surdas e rompam com os mecanismos de normalização e de exclusão ainda presentes na sociedade. Por fim, este estudo reafirma que não há um único modo de ser surdo e de ensinar matemática, e propõe que as práticas escolares sejam construídas considerando o protagonismo das pessoas surdas.

Palavras-chave: Professores Surdos; Identidade Surda; Ensino de Matemática.

Abstract

This study presents a summary of results of a doctoral research that explored deaf teacher`s experiences in mathematics and it was based on Deaf Studies, Cultural Studies, and Critical Mathematics Education. The research began by listening to six deaf teachers, and their narratives revealed experiences as the oralism imposition, exclusion from school, social disparities, and single experiences with Brazilian Sign Language (Libras) and mathematics teaching. We have based this study on the principles of Oral History methodology, that is why the interviews were presented in Libras through Deaf Sources to point an ethical, aesthetic and political dimension that contributes to subvert dominant discourses and validate visual and sensory epistemologies. The results show an urgency of bilingual educational practices to recognize deaf people singularities and break of the mechanisms of normalization and exclusion that are still present in society. Therefore, this study reaffirms there is not a single way to be a deaf person and to teach mathematics, and it also proposes that educational practices should be constructed considering deaf people`s protagonism.

Keywords: Deaf Teachers; Deaf Identity; Mathematics Teaching.

 

 

 

 

 

Palavras-chave: Professores Surdos; Identidade Surda; Ensino de Matemática.

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Biografia do Autor

Rosenilda Rocha Bueno, Universidade Estadual Paulista UNESP Rio Claro SP

Doutora em Educação Matemática UNESP São José do Rio Claro/SP (2025). Mestra em Educação Matemática pela UFMT/MT (2019). É professora efetiva do Estado de Mato Grosso. Licenciada em Pedagogia pela UFMT/MT (2008). Licenciada em Letras/Libras (2024). Sua experiência profissional, entre outras, concentra-se no campo de ensino e aprendizagem de alunos público alvo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e desenvolvimento profissional com a formação continuada de professores. Trabalhou no Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncional. Já desenvolveu suas funções em todas as etapas da Educação Básica com ênfase nos processos de alfabetização e letramento. Possui conhecimento para se comunicar em Língua de Sinais - Libras. Seu último ofício foi administrativo no setor de Recursos Humanos no Órgão Central Seduc- Cuiabá MT. Faz parte do Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática" (Ghoem), e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática Inclusiva (GPSEMI). É integrante do Grupo de Trabalho GT13 de Diferença Inclusão e Educação Matemática e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática-SBEM- Área de interesse de pesquisa: "Educação Inclusiva"; Educação Especial" , "Educação Matemática para pessoas surdas"; "Diferenças"; "Identidades Surdas"; "Prática Pedagógica"; Formação de Professores", Metodologias de Ensino; "História Oral".

E-mail: r.bueno@unesp.br • ORCID https://orcid.org/0000-0001-9861-7188

Emerson Rolkouski, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Educação pela mesma instituição (2002) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Realizou estágio pós-doutoral no Institute of Education da University College London (2018). Professor da Educação Básica durante vários anos, atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná onde desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Educação Matemática. E-mail: (rolkouski@uol.com.br/. ORCID https://orcid.org/0009-0005-6636-2965

 

 

 

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Publicado

12/12/2025

Como Citar

ROCHA BUENO, R.; ROLKOUSKI, E. Histórias Surdas na Educação Matemática: resistências, diferenças, resiliências : Deaf Histories in Mathematics Education: Resistance, Difference, Resilience. Revista Cocar, [S. l.], n. 44, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11200. Acesso em: 14 dez. 2025.