A função social da arte na formação humana: contribuições para uma educação crítico-emancipatória

The social role of the art in the human development contributions to a critical-emancipatory education

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica; Emancipação; Ensino de arte.

Resumo

O artigo investiga como o ensino da arte contribui para a formação humana e tem como fundamentos teóricos o materialismo histórico-dialético, a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural. Os objetivos são analisar qual o sentido e o significado da arte na sociedade e identificar e refletir quais são suas contribuições para a formação do ser humano em uma perspectiva emancipatória. Argumenta-se que a arte, como objetivação humana, contribui para a constituição da consciência crítica, ao mesmo tempo em que medeia a relação entre sujeito e realidade social. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se em autores como Marx, Vigotski, Leontiev, Fischer e Saviani, e defende que o ensino de arte, mediado por uma práxis crítica e comprometida, pode promover o desenvolvimento humano em suas múltiplas dimensões, rompendo com a lógica da alienação.

Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica; Emancipação; Ensino de arte.

 

Abstract 

This article investigates how art education contributes to human development, drawing on the theoretical foundations of historical-dialectical materialism, historical-critical pedagogy, and cultural-historical psychology. Its objectives are to analyze the meaning and significance of art in society and to identify and reflect on its contributions to human formation from an emancipatory perspective. It is argued that art, as a human objectification, contributes decisively to the development of critical consciousness while mediating the relationship between the individual and social reality. This bibliographic research is based on authors such as Marx, Vygotsky, Leontiev, Fischer and Saviani, and defends that art education, when mediated by a critical and committed praxis, can foster human development in its multiple dimensions, breaking with the logic of alienation.

Keywords: Historical-Critical Pedagogy; Emancipation; Art Education.

              

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weliton Peres da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS) Campo Grande – MS – Brasil. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação Docente e Educação (GEPEFE). E-mail: weliton.p.silva@ufms.br  Orcid: https://orcid.org/0009-0002-1957-9895   

Hellen Jaqueline Marques, UFMS

Doutora em Educação (Unesp/Araraquara). Mestre em Educação (UFPR) e Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/FAED/UFMS). E-mail: hellen.marques@ufms.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1146-2801

Referências

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 12 ago. 1971.

BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

CHKLÓVSKI, Viktor. Arte como procedimento. Trad. David Gomiero Molina. Revista de Literatura e Cultura Russa, São Paulo, 2019, v.10, n. 14, p. 153-176. Disponível em: https://revistas.usp.br/rus/article/view/153989 Acesso em: 28 jul 2025.

COLI, Jorge. O que é arte. 10 ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

DUARTE, Newton. Arte e formação humana em Vigotski e Lukács. In: DUARTE, Newton e FONTE, Sandra Soares Della. Arte, Conhecimento e Paixão na Formação Humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

DUARTE, Newton Duarte e ASSUMPÇÃO, Mariana. O Marxismo e a Questão Dos Conteúdos Escolares. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”. 9, p. 3953-3979. 2012, João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2012. Anais Eletrônicos - ISBN 978-85-7745-551-5. Disponível em:

https://histedbrantigo.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/index.html Acesso em 28 jul de 2025.

FERREIRA, Natália Botura de Paula. Catarse e literatura: uma análise com base na pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (org.). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 202.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 4 ed. rev. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. Tradução de Leandro Konder. 9.ed. Guanabara, Rio de Janeiro. 1987.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Edição de Carlos Nelson Coutinho com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 10 ed. v. 2. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2024.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

KONDER, Leandro. Estética e política cultural. In: ANTUNES, Ricardo; REGO, Walquíria Leão. (orgs). Lukács: um Galileu no século XX. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 1996. p. 27-33.

LEONTIEV, Alexei. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática no ensino da arte: a língua do mundo, poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FDT, 1998. p.34.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. 13 ed. Tradução Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2023.

OLIVEIRA, Betty Antunes de. O trabalho educativo: reflexões sobre paradigmas e problemas do pensamento pedagógico brasileiro. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12 ed. Campinas: Autores Associados, 2021, p.13.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia da arte. Traduzido do original em russo por Paulo Bezerra. São Paulo, Martins Fontes, 1998.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Psicologia pedagógica. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Tradução de Zoia Prestes. Expressão popular. São Paulo: Editora Ática, 2018.

Agradecimento

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001, e é parte de pesquisa de mestrado em andamento.

Autores

Weliton Peres da Silva

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS) Campo Grande – MS – Brasil. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação Docente e Educação (GEPEFE). E-mail: weliton.p.silva@ufms.br Orcid: https://orcid.org/0009-0002-1957-9895

Hellen Jaqueline Marques

Doutora em Educação (Unesp/Araraquara). Mestre em Educação (UFPR) e Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/FAED/UFMS). E-mail: hellen.marques@ufms.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1146-2801

Downloads

Publicado

12/12/2025

Como Citar

PERES DA SILVA, W.; MARQUES, H. J. A função social da arte na formação humana: contribuições para uma educação crítico-emancipatória: The social role of the art in the human development contributions to a critical-emancipatory education . Revista Cocar, [S. l.], n. 44, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11197. Acesso em: 14 dez. 2025.