Reconhecimento e Liberdade na teoria crítica da educação de Axel Honneth
Recognition and Freedom in Axel Honneth's Critical Theory of Education
Palavras-chave:
reconhecimento, Liberdade, educaçãoResumo
Honneth ao reconectar educação e democracia por meio da teoria do reconhecimento, em diálogo com Kant, Hegel e Dewey, defende uma educação emancipatória que vá além da transmissão técnica, promovendo formação moral, cultural e política. O desenvolvimento humano exige reconhecimento mútuo em três esferas – amor, direito e estima social – que sustentam autoconfiança, autorrespeito e autonomia. Honneth distingue autonomia de liberdade, ressaltando a importância da liberdade social, construída pelo diálogo e cooperação. Critica a ênfase atual na empregabilidade e competitividade, que desvirtua o carácter democrático da educação, e aponta desafios como digitalização, multiculturalismo e pandemia, que ampliam desigualdades, reforçando a urgência de resgatar a tradição democrática para a renovação das democracias.
Palavras-chave: Reconhecimento; Liberdade; Educação.
Abstract
Honneth, reconnecting education and democracy through the theory of recognition, in dialogue with Kant, Hegel, and Dewey, advocates for an emancipatory education that goes beyond technical transmission, promoting moral, cultural, and political formation. Human development requires mutual recognition in three spheres – love, law, and social esteem – which sustain self-confidence, self-respect, and autonomy. Honneth distinguishes autonomy from freedom, emphasising the importance of social freedom, built through dialogue and cooperation. He criticises the current emphasis on employability and competitiveness, which distorts the democratic character of education, and points to challenges such as digitalization, multiculturalism and the pandemic, which widen inequalities, reinforcing the urgency of reviving the democratic tradition for the renewal of democracies.
Keywords: recognition; freedom; education.
Downloads
Referências
DEWEY, John. Democracia e Educação. Tradução de José Romão e Verone Rodrigues. Recife : MEC | Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010.
ELLISON, Ralph. Invisible Man. Random House, 1952.
FONTES, Paulo Vitorino. A política de reconhecimento e a teoria da justiça de Axel Honneth. OXÍMORA Revista Internacional de Ética y Política, 0(18), 56-67., 2021. https://doi.org/10.1344/oxi.2021.i0.31707
DOBON, Francesc; HERZOG, Benno; MARTINS, Maurício. La Educación y la Teoría del Reconocimiento: entrevista a Axel Honneth. Educação & Realidade, 42(1), 395–406, 2017. https://doi.org/10.1590/2175-623670297
HONNETH, Axel ([1992] 2011). Luta por reconhecimento: para uma gramática moral dos conflitos sociais. Tradução de Jorge Telles de Menezes. Lisboa: Edições 70, (1992) 2011.
HONNETH, Axel. Invisibilité: sur l'épistémologie de la reconnaissance. Tradução de Françoise Gollain e Christian Lazzeri. Réseaux. La Découverte. 1 n° 129-130, pp. 39-57, 2005. http://www.cairn.info/revue-reseaux-2005-1-page-39.htm
HONNETH, Axel. Educação e esfera pública democrática: um capítulo negligenciado da filosofia política. Civitas: revista de Ciências Sociais, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 544–562, 2013. https://revistaseletronicas.pucrs.br/civitas/article/view/16529
HONNETH, Axel. O direito da liberdade. Tradução Saulo Krieger. Martins Fontes, 2015.
HONNETH, Axel. Childhood. Inconsistencies in our liberal imagination. In HONNETH, Axel. The Poverty of Our Freedom. Essays 2012–2019. With translations by Gabriel Borrud, Mitch Cohen, Blake Emerson, Alex Englander, Felix Koch, Arvi Särkelä, and Daniel Steuer. Cambridge: Polity Press, 2023a.
HONNETH, Axel. Existe um interesse emancipatório do conhecimento? Tentativa de responder a uma questão chave da Teoria Crítica. Política & Sociedade, v. 22, n. 53, 2023b. https://doi.org/10.5007/2175-7984.2023.e98218
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Lisboa. Edições 70, (1964) 2018.
STERN, Daniel. O mundo interpessoal do bebê. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre. Artes Médicas, (1985) 1992.
STOJANOV, Krassimir; HONNETH, Axel. Education, Freedom, and Emancipation from the Standpoint of the Recognition Theory. Interview with Axel Honneth. SISYPHUS. Journal of Education, v. 8, n. 03, p. 100-105, 2020. https://doi.org/10.25749/sis.20178




















