Reconhecimento e Liberdade na teoria crítica da educação de Axel Honneth

Recognition and Freedom in Axel Honneth's Critical Theory of Education

Autores

Palavras-chave:

reconhecimento, Liberdade, educação

Resumo

Honneth ao reconectar educação e democracia por meio da teoria do reconhecimento, em diálogo com Kant, Hegel e Dewey, defende uma educação emancipatória que vá além da transmissão técnica, promovendo formação moral, cultural e política. O desenvolvimento humano exige reconhecimento mútuo em três esferas – amor, direito e estima social – que sustentam autoconfiança, autorrespeito e autonomia. Honneth distingue autonomia de liberdade, ressaltando a importância da liberdade social, construída pelo diálogo e cooperação. Critica a ênfase atual na empregabilidade e competitividade, que desvirtua o carácter democrático da educação, e aponta desafios como digitalização, multiculturalismo e pandemia, que ampliam desigualdades, reforçando a urgência de resgatar a tradição democrática para a renovação das democracias.

Palavras-chave: Reconhecimento; Liberdade; Educação.

 

Abstract

Honneth, reconnecting education and democracy through the theory of recognition, in dialogue with Kant, Hegel, and Dewey, advocates for an emancipatory education that goes beyond technical transmission, promoting moral, cultural, and political formation. Human development requires mutual recognition in three spheres – love, law, and social esteem – which sustain self-confidence, self-respect, and autonomy. Honneth distinguishes autonomy from freedom, emphasising the importance of social freedom, built through dialogue and cooperation. He criticises the current emphasis on employability and competitiveness, which distorts the democratic character of education, and points to challenges such as digitalization, multiculturalism and the pandemic, which widen inequalities, reinforcing the urgency of reviving the democratic tradition for the renewal of democracies.

Keywords: recognition; freedom; education.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Vitorino Fontes, Universidade dos Açores e Centro de Investigação em Ciência Política/UÉvora

É doutorado em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais (summa cum laude) pela Universidade de Évora em 2016. Possui licenciatura e mestrado em sociologia pela Universidade dos Açores. É Professor Auxiliar de Ciência Política da Universidade dos Açores, sendo diretor do Doutoramento em Teoria Política, Relações Internacionais e Direitos Humanos. É membro integrado do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP-UÉ) e do Centro de Estudos Humanísticos (CEHu-UAc). As suas áreas de investigação incidem sobre a Teoria Jurídico-Política e as Relações Internacionais, abordando temas sobre Direitos Humanos, Democracia, participação política. Também estuda os Açores, na autonomia política, nas relações transatlânticas e na integração europeia. Email: pfontes@uevora.pt. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1443-6820

Referências

DEWEY, John. Democracia e Educação. Tradução de José Romão e Verone Rodrigues. Recife : MEC | Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010.

ELLISON, Ralph. Invisible Man. Random House, 1952.

FONTES, Paulo Vitorino. A política de reconhecimento e a teoria da justiça de Axel Honneth. OXÍMORA Revista Internacional de Ética y Política, 0(18), 56-67., 2021. https://doi.org/10.1344/oxi.2021.i0.31707

DOBON, Francesc; HERZOG, Benno; MARTINS, Maurício. La Educación y la Teoría del Reconocimiento: entrevista a Axel Honneth. Educação & Realidade, 42(1), 395–406, 2017. https://doi.org/10.1590/2175-623670297

HONNETH, Axel ([1992] 2011). Luta por reconhecimento: para uma gramática moral dos conflitos sociais. Tradução de Jorge Telles de Menezes. Lisboa: Edições 70, (1992) 2011.

HONNETH, Axel. Invisibilité: sur l'épistémologie de la reconnaissance. Tradução de Françoise Gollain e Christian Lazzeri. Réseaux. La Découverte. 1 n° 129-130, pp. 39-57, 2005. http://www.cairn.info/revue-reseaux-2005-1-page-39.htm

HONNETH, Axel. Educação e esfera pública democrática: um capítulo negligenciado da filosofia política. Civitas: revista de Ciências Sociais, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 544–562, 2013. https://revistaseletronicas.pucrs.br/civitas/article/view/16529

HONNETH, Axel. O direito da liberdade. Tradução Saulo Krieger. Martins Fontes, 2015.

HONNETH, Axel. Childhood. Inconsistencies in our liberal imagination. In HONNETH, Axel. The Poverty of Our Freedom. Essays 2012–2019. With translations by Gabriel Borrud, Mitch Cohen, Blake Emerson, Alex Englander, Felix Koch, Arvi Särkelä, and Daniel Steuer. Cambridge: Polity Press, 2023a.

HONNETH, Axel. Existe um interesse emancipatório do conhecimento? Tentativa de responder a uma questão chave da Teoria Crítica. Política & Sociedade, v. 22, n. 53, 2023b. https://doi.org/10.5007/2175-7984.2023.e98218

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Lisboa. Edições 70, (1964) 2018.

STERN, Daniel. O mundo interpessoal do bebê. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre. Artes Médicas, (1985) 1992.

STOJANOV, Krassimir; HONNETH, Axel. Education, Freedom, and Emancipation from the Standpoint of the Recognition Theory. Interview with Axel Honneth. SISYPHUS. Journal of Education, v. 8, n. 03, p. 100-105, 2020. https://doi.org/10.25749/sis.20178

Downloads

Publicado

12/12/2025

Como Citar

VITORINO FONTES, P. Reconhecimento e Liberdade na teoria crítica da educação de Axel Honneth: Recognition and Freedom in Axel Honneth’s Critical Theory of Education. Revista Cocar, [S. l.], n. 44, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11196. Acesso em: 14 dez. 2025.