Literatura, marxismo e formação humana: uma leitura da obra 1984 de George Orwell

Literature, Marxism, and human development: a reading of George Orwell's 1984

Autores

Palavras-chave:

Controle e vigilância social, Literatura de ficção científica, Tecnologia

Resumo

A literatura é uma forma de conhecimento, indo além de visões reducionistas que a restringem ao irracional ou ao imaginário. O marxismo a considera um meio privilegiado para compreender o movimento sócio-histórico em sua totalidade. Ao contrário de perspectivas que negam seu caráter crítico, a arte literária revela-se um instrumento de análise concreta das contradições sociais. Neste artigo produzimos uma leitura de “1984”, obra de George Orwell, explorando a incompatibilidade entre uma sociedade baseada na opressão, alienação, controle e vigilância e a formação humana, aquela que enfatiza o desenvolvimento das capacidades humanas universais.

Palavras-chave: Controle e vigilância social; Literatura de ficção científica; Tecnologia.

 

Abstract
Literature is a form of knowledge, going beyond reductionist views that restrict it to the irrational or the imaginary. Marxism considers it a privileged means of understanding the socio-historical movement in its totality. Unlike perspectives that deny its critical nature, literary art proves to be an instrument for the concrete analysis of social contradictions. In this article, we present a reading of “1984”, by George Orwell, exploring the incompatibility between a society based on oppression, alienation, control, and surveillance, and human formation, which emphasizes the development of universal human capacities.

Keywords: Social control and surveillance; Science fiction literature; Technology.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Joana Peixoto, IFG- Instituto Federal de Goiás

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Paris VII. Docente no Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Educação do IFG, atuando na linha de pesquisa: Teorias educacionais e práticas pedagógicas. Professora colaboradora no Mestrado Profissional em Educação Para Ciências e Matemática no IFG. Uma das líderes do Kadjót - Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás (gestão 2010 - 2012). E-mail: joana.peixoto@ifg.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9769-9107

Marivan dos Santos Lima, IFG- Instituto Federal de Goiás

Mestranda em Educação no Instituto Federal de Goiás - câmpus Goiânia orientada pela doutora Joana Peixoto na linha: Teorias Educacionais e práticas pedagógicas. Participa do Grupo de Pesquisa do Kadjót - Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação. É graduada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Paulista (2022). Cursou Especialização em Linguagens, suas tecnologias e mundo do trabalho na Universidade Federal do Piauí.

E-mail: marivanlima08@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0001-1416-3981

 

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Publicado

12/12/2025

Como Citar

PEIXOTO, J.; DOS SANTOS LIMA, M. Literatura, marxismo e formação humana: uma leitura da obra 1984 de George Orwell: Literature, Marxism, and human development: a reading of George Orwell’s 1984 . Revista Cocar, [S. l.], n. 44, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11177. Acesso em: 14 dez. 2025.