Sustentabilidade do Cerrado: fator de humanização, saberes e sabores tradicionais para manutenção da vida

Sustainability of the cerrado: a factor of humanization, traditional knowledge and flavors fot the maintenance of life

Autores

Palavras-chave:

Cerrado. Saberes. Preservação. Educação.

Resumo

Este artigo analisa a relevância do Cerrado para a preservação da vida no planeta, considerando suas dimensões econômicas, sociais e culturais, bem como o papel de instituições e organizações sem fins lucrativos na defesa do bioma goiano. A pesquisa, de caráter bibliográfico e qualitativo-descritivo, baseou-se em Aguiar e Camargo (2004) e em produções, entre 2017 e 2025, extraídas de fontes acadêmicas e especializadas. Conclui-se que a conservação e a preservação do Cerrado são fundamentais para a manutenção da vida, pois garantem água doce, regulam o clima e abrigam ampla biodiversidade que sustenta diferentes comunidades.

Palavras-chave: Cerrado. Saberes.  Preservação. Educação. 

 

Abstract

This article analyzes the relevance of the Cerrado biome to the preservation of life on the planet, taking into account its economic, social, and cultural dimensions, as well as the role of institutions and non-profit organizations in defending the biome in the state of Goiás. This bibliographic, qualitative-descriptive study is based on the works of Aguiar and Camargo (2004) and on publications from 2017 to 2025, sourced from academic and specialized literature. The study concludes that the conservation and preservation of the Cerrado are essential for sustaining life, as the biome ensures the availability of freshwater, regulates the climate, and harbors rich biodiversity that supports diverse communities.

Keywords: Cerrado. Knowledge. Preservation. Education.

 

 

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Biografia do Autor

Lucycândida dos Santos Reis, Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás.

Professora de matemática e física da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Goiás e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Vale do São Patrício. E-mail: lucycandidareis@gmail.com ORCID: 0009-0008-5955-4194

                                                       

cio.

Valmira dos Santos Reis, Colégio Estadual Aprendizes da Esperança

Professora da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Mestra em Ensino de Ciências- UEG. Licenciada em Educação Física- UFG. Especialista em Ensino Especial com ênfase em Atendimento Educacional Especializado- FABEC. Especialista em Direitos Humanos- UFG.

E-mail: valmirareis.uru@gmail.com ORCID: 0009-0005-9946-6410

João Roberto Resende Ferreira, UEG

Professor pesquisador da Universidade Estadual de Goiás (UEG) do Programa Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPGIELT) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC), ambos na UEG.

E-mail: joaoresendeferreira58@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6160-6944

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Publicado

12/12/2025

Como Citar

DOS SANTOS REIS, L.; DOS SANTOS REIS, V.; RESENDE FERREIRA, J. R. Sustentabilidade do Cerrado: fator de humanização, saberes e sabores tradicionais para manutenção da vida: Sustainability of the cerrado: a factor of humanization, traditional knowledge and flavors fot the maintenance of life . Revista Cocar, [S. l.], n. 44, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11167. Acesso em: 14 dez. 2025.