Gestão democrática em contextos de privatização: análise da experiência da PPP na educação infantil de Belo Horizonte

Democratic management in contexts of privatization: analysis of the PPP experience in early childhood education in Belo Horizonte

Autores

Palavras-chave:

Gestão Democrática; Parceria Público-Privada; Educação Infantil.

Resumo

Este artigo analisa as tensões entre o princípio da gestão democrática e os modelos de gestão compartilhada público-privada, considerando a experiência da Parceria Público-Privada (PPP) celebrada entre a Prefeitura de Belo Horizonte, em 2012, e a empresa Inova BH, tendo em vista a expansão da educação infantil. A pesquisa, de base qualitativa, envolveu entrevistas com diretoras escolares e análise de documentos. A abordagem do ciclo de políticas (Ball, 2024) orienta o estudo, em diálogo com autores como Adrião (2018), Lima (2018) e Garcia (2018). Os resultados evidenciam como a lógica empresarial desafia os princípios da gestão democrática, ressignificando o papel da gestão escolar.

Palavras-chave: Gestão Democrática; Parceria Público-Privada; Educação Infantil.

 

Abstract
This article analyzes the tensions between the principle of democratic management and public-private shared management models, based on the experience of the Public-Private Partnership (PPP) established in 2012 between the City of Belo Horizonte and the company Inova BH, aimed at expanding early childhood education. The qualitative research involved interviews with school principals and document analysis. The study is guided by the policy cycle approach (Ball, 2024), in dialogue with authors such as Adrião (2018), Lima (2018), and Garcia (2018). The results highlight how the business logic challenges the principles of democratic management, reshaping the role of school leadership.

Keywords: Democratic Management; Public-Private Partnership; Early Childhood Education.

 

             

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Biografia do Autor

Nicole Rivello Fortes de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Pedagoga e bacharel em Direito pela Unilasalle/RJ, especialista em Direito Processual (UFF). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em Educação pela mesma universidade. Foi bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (NUGEPPE/CNPq/UFF) e membro associado da Rede Pikler Brasil e está em formação pela Associação Pikler-Lóczy França. Email: nicolerfalmeida@gmail.com.     

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4297-4746

 

Flavia Monteiro de Barros Araujo, UFF

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Educação e Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Realizou o Pós-doutorado (PROPED/UERJ), em políticas e reformas curriculares. É professora da Faculdade de Educação (FEUFF) e do dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Educação (PPGE/UFF). Foi Secretária de Educação de Niterói (2014 -2021). Foi Presidente do Conselho Municipal de Educação de Niterói (2014-2021). Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão em Gestão e Políticas Públicas em Educação (NUGEPPE/CNPq).

Email: flaviamonteiro@id.uff.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5622

 

 

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Publicado

03/11/2025

Como Citar

RIVELLO FORTES DE ALMEIDA, N.; MONTEIRO DE BARROS ARAUJO, F. Gestão democrática em contextos de privatização: análise da experiência da PPP na educação infantil de Belo Horizonte: Democratic management in contexts of privatization: analysis of the PPP experience in early childhood education in Belo Horizonte. Revista Cocar, [S. l.], n. 43, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10917. Acesso em: 13 nov. 2025.