Desafios estruturais e curriculares para a Internacionalização do Ensino Superior angolano entre o global e o local: Uma análise a partir do modelo de múltiplos fluxos

Structural and curricular challenges for the internationalization of Angolan higher education between the global and the local: an analysis based on the multi-stream model

Autores

Palavras-chave:

desafios estruturais, Políticas curriculares, Formação de professores, internacionalização do ensino superior, Macro e micro regulação

Resumo

Entre 2009 e 2022, Angola implementou Diretrizes Curriculares Gerais e sistemas de garantia da qualidade para colmatar lacunas da legislação anterior e o seu alinhamento com políticas transnacionais. O estudo qualitativo, baseado em entrevistas com oito docentes e oito gestores de duas instituições de ensino superior e em análise documental, identificou desafios persistentes como: infraestruturas precárias por limitações orçamentárias; currículos com excesso de disciplinas e desarticulados, que ampliam a distância entre teoria e prática; e falta de alinhamento com a realidade e as políticas nacionais e transnacionais. Conclui-se que as dinâmicas transnacionais têm influenciado as politicas regulatórias do subsistema do ensino superior angolano que transita entre processos centralizados e locais, mediados por mecanismos de microrregulação e multirregulação que impulsionam a modernização, exigindo maior harmonização entre políticas, contexto local e o reforço das capacidades institucionais.

Palavras-chave: desafios estruturais; Políticas curriculares; Formação de professores; internacionalização do ensino superior; gestão educacional.

 

Abstract

Between 2009 and 2022, Angola implemented General Curriculum Guidelines and quality assurance systems to address gaps in previous legislation and its alignment with transnational policies. The qualitative study, based on interviews with eight professors and eight managers of two higher education institutions and on documentary analysis, identified persistent challenges such as: precarious infrastructures due to budget limitations; curricula with an excess of disciplines and disjointed, which widen the distance between theory and practice; and lack of alignment with national and transnational reality and policies. It is concluded that transnational dynamics have influenced the regulatory policies of the Angolan higher education subsystem that transits between centralized and local processes, mediated by micro-regulation and multi-regulation mechanisms that drive modernization, requiring greater harmonization between policies, local context and the strengthening of institutional capacities.

Keywords: estrutural challenges; Curriculum policies; Teacher training; Internationalization of higher education; educational management.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lando Emanuel Ludi Pedro, Instituto Superior Universitário Nimi ya Lukeni; Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda

Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa, Diplomado em estudos avançados pelo Instituto de Educação mesma Universidade, com especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular, Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda. Investigador Colaborador da Universidade de Lisboa. Exerce atualmente as funções de Presidente do Instituto Superior Universitário Nimi ya Lukeni, Zaire/Angola e é Membro da Afirse Portugal. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2238-8387. Email: bennuwinner@gmail.com

 

Referências

ALTBACH, P. G.; DE WIT, H. Internationalization and global tension: Lessons from history. (“Altbach, P. G., & de Wit, H. (2015). Internationalization and Global ...”) Journal of Studies in International Education, v. 19, n. 1, p. 4–10, 2015.

https://doi.org/10.1177/1028315314564734

ANGOLA. Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES). (“Decreto Presidencial n.º 306/20 - Estatuto Orgânico do Instituto ...”) Regulamento Geral de Funcionamento das Instituições do Ensino Superior. Luanda: República de Angola, 2013.

ANGOLA. Ministério da Economia e Planeamento. Estratégia de Desenvolvimento de Longo Prazo – Angola 2025. Luanda: Ministério da Economia e Planeamento, 2018.

ANGOLA. Decreto Executivo n.º 108/20. Regulamento do processo de avaliação externa das IES públicas e privadas. Diário da República, Angola, 2020.

ANGOLA. Decreto n.º 108/20, de 9 de março de 2020. Regulamento do processo de avaliação externa das IES públicas e privadas. Diário Oficial da República de Angola, Luanda, 2020.

ANGOLA. Decreto n.º 109/20, de 10 de março de 2020. Regulamento do processo de avaliação externa e acreditação das IES públicas e privadas. Diário Oficial da República de Angola, Luanda, 2020.

ANGOLA. Decreto Presidencial n.º 5/19, de 8 de janeiro de 2019. Regulamento Geral de Acesso ao Ensino Superior. Diário Oficial da República de Angola, Luanda, 2019.

ANGOLA. Lei de Bases da Educação e Ensino. Lei n.º 32/20, de 2020. Diário da República, 1ª série, n. 225, 2020.

ANGOLA. Lei n.º 17/16, de 7 de outubro de 2016. Lei de Bases da Educação e Ensino. Diário Oficial da República de Angola, Luanda, 2016.

ANGOLA. Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ). Luanda: Ministério do Ensino Superior, 2012.

BARROSO, J. Processos de regulação e microrregulação no sistema educativo. Lisboa: Educa, 2006.

CARVALHO, M. Desafios do Ensino Superior em Angola. Luanda: Edições Universitárias, 2012.

FLORES, Maria de Assunção. Formação de professores e desenvolvimento profissional. [S. l.]: Edições Pedago, 2019.

JOINT COMMITTEE ON STANDARDS FOR EDUCATIONAL EVALUATION. The program evaluation standards. Thousand Oaks: Sage, 1994.

KINGDON, J. W. Agendas, alternatives, and public policies. 2. ed. New York: HarperCollins, 1995.

KNIGHT, J. Concepts, rationales, and interpretive frameworks in the internationalization of higher education."" (“Knight, J. (2012). Concepts, Rationales, and Interpretive Frameworks in ...”) (“INTERNATIONALIZATION AT HOME: POLICIES, PRACTICES AND ... - UNITINS”) (“INTERNATIONALIZATION AT HOME: POLICIES, PRACTICES AND ... - UNITINS”) In: DEARDORFF, D. K.; DE WIT, H.; HEYL, J. D. (Ed.). The SAGE handbook of international higher education. [S. l.]: SAGE Publications, 2012. p. 27–42.

MARGINSON, Simon. Global higher education during COVID-19: Implications for internationalization. Higher Education Research & Development, v. 40, n. 7, p. 1–15, 2020.

https://doi.org/10.1080/07294360.2020.1823326

MAROY, C. Gouvernance et régulation dans l’éducation. Bruxelles: De Boeck, 2005.

NGABA, A. V. Políticas educativas em Angola (1975-2005). Entre o global e o local: o sistema educativo mundial. Luanda: SEDIECA, 2017.

Nóvoa, A. Le temps des professeurs: Analyse socio-historique de la profession enseignante au Portugal (XVIIIe-XXe siècle). Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1987.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metáforas. Porto: Edições Afrontamento, 2017.

PACHECO, José Augusto. Políticas educativas: avaliação e credibilidade. Porto: Porto Editora, 2002.

REYNAUD, J.-D. Reflexion: régulation de controle, régulation autonome, régulation conjointe. In: TERSSAC, G. (Org.). La théorie de la régulation sociale de Jean-Daniel Reynaud. Paris: La Découverte, 2003. p. 103-113.

REYNAUD, J.-D. Regras do jogo: regulação autônoma e situacional. São Paulo: Cortez, 1989.

SADC. Protocolo sobre educação e formação na África Austral. Gaborone: SADC, 1998/2006.

SILVA, J. Avaliação Institucional e Qualidade do Ensino Superior. Lisboa: Almedina, 2011.

STUFFLEBEAM, Daniel L. Evaluation models: new directions for evaluation. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

TEFFERA, D.; KNIGHT, J. (Eds.). Higher education in Africa: The international dimension. [S. l.]: African Minds, 2008.

TEODOROVIC, J. Why education policies fail: The multiple streams' framework. Journal of Education Policy, v. 23, n. 2, p. 135-153, 2008.https://doi.org/10.1080/02680930701853035

TERSSAC, G. (Org.). La théorie de la régulation sociale de Jean-Daniel Reynaud. Paris: La Découverte, 2003.

TIMES HIGHER EDUCATION. THE Africa University “Rankings”. 2022. Disponível em: www.timeshighereducation.com. Acesso em: 10 out. 2023.

VISEU, A. S. A. D. S. C. Políticas públicas de ciência e a regulação da investigação educacional: estruturas e redes de investigadores. 2012. Tese (Doutorado) – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/7064.

Downloads

Publicado

03/11/2025

Como Citar

LUDI PEDRO, L. E. Desafios estruturais e curriculares para a Internacionalização do Ensino Superior angolano entre o global e o local: Uma análise a partir do modelo de múltiplos fluxos: Structural and curricular challenges for the internationalization of Angolan higher education between the global and the local: an analysis based on the multi-stream model. Revista Cocar, [S. l.], n. 43, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10915. Acesso em: 13 nov. 2025.