O cursinho popular AFIN-UFU e a formação político-pedagógica de professores/as: em defesa da inserção curricular da extensão popular nos cursos de licenciatura
The AFIN-UFU Popular Preparatory Course and the Political-Pedagogical Training of Teachers: Advocating for the Curricular Integration of Popular Extension in Teacher Education Programs
Palavras-chave:
Extensão universitária., Formação docente., Educação popular.Resumo
Este artigo analisa a experiência do cursinho popular AFIN, vinculado à Universidade Federal de Uberlândia, como espaço formativo para licenciandos/as. A pesquisa qualitativa, baseada em análise documental e registros memorialísticos, evidencia que o AFIN promove uma formação docente que integra dimensões pedagógicas e políticas, articulando saberes acadêmicos e populares. Os resultados indicam que a vivência no cursinho contribui para o desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas e comprometidas com a transformação social. Conclui-se que a inserção curricular da extensão popular nos cursos de licenciatura é essencial para uma formação docente integral e socialmente referenciada.
Palavras-chave: Extensão universitária; Formação docente; Educação popular.
Abstract
This article analyzes the experience of the AFIN popular preparatory course, affiliated with the Federal University of Uberlândia, as a formative space for teacher education students. The qualitative research, based on document analysis and memorial records, reveals that AFIN promotes teacher training that integrates pedagogical and political dimensions, bridging academic and popular knowledge. The findings indicate that participation in the course contributes to the development of critical pedagogical practices committed to social transformation. It concludes that the curricular integration of popular extension in teacher education programs is essential for comprehensive and socially referenced teacher training.
Keywords: University extension; Teacher education; Popular education.
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