ABC illustrado: métodos de pesquisa através de imagens para identificação de um dos primeiros abecedários coloridos em língua portuguesa

ABC illustrado: research methods through images for identifying one of the first colored alphabets in the Portuguese language

Autores

Palavras-chave:

Livro Infantil, Cultura Material, Metodologia de pesquisa histórica

Resumo

A partir da década de 1860, observa-se o uso crescente da imagem como recurso pedagógico.
O abecedário ABC illustrado, editado pela Papelaria e Livraria Gomes Pereira Editora, no Rio de Janeiro, não apresenta data, mas, ao contrário da maior parte da produção nacional do final do século XIX e início do XX, é inteiramente impresso em cores. À época, a técnica da cromolitografia despontava como um atrativo diferencial para o público infantil, ao proporcionar imagens vibrantes, detalhadas e nítidas. A ausência de datação explícita no exemplar analisado realça a necessidade do emprego de métodos interdisciplinares por parte do historiador, a fim de suprir lacunas documentais. Este artigo propõe procedimentos de investigação destinados a elucidar o contexto histórico dessa produção: a caracterização das intrincadas técnicas gráficas empregadas nas reproduções coloridas – mediante análise microscópica –, bem como métodos exploratórios, amparados por ferramentas digitais de busca de imagens, que permitiram identificar sua origem internacional, os complexos processos de adaptação gráfico-editorial e a configuração de um fluxo editorial transnacional.

Palavras-chave: Livro Infantil; Cultura Material; Metodologia de pesquisa histórica

 

Abstract

From the 1860s onwards, a growing usage of images as a pedagogical resource can be observed. The alphabet primer ABC illustrado, published by Papelaria e Livraria Gomes Pereira Editora in Rio de Janeiro, is undated. Yet, unlike most Brazilian publications from the late nineteenth and early twentieth centuries, it is printed entirely in colour. Chromolithography was emerging as an attractive differentiator for children, offering vibrant, detailed, and sharp images. The absence of an explicit date in the copy under analysis highlights the need for historians to employ interdisciplinary methods capable of addressing documentary gaps. This article proposes research procedures aimed at elucidating the historical context of this production: the characterisation – through microscopic analysis – of the intricate graphic techniques employed in its coloured reproductions, as well as exploratory methods, supported by digital image search tools, which enabled the identification of its international origins, the complex processes of graphic-editorial adaptation, and the configuration of a transnational editorial flow.

Keywords: Children's Book; Material Culture; Historical Research Methodology

 

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Biografia do Autor

Helena de Barros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Design pela ESDI/UERJ, com tese premiada pelo MCB e CAPES. Professora adjunta na mesma instituição. Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional (2019) e do Centre for Book Cultures and Publishing Visiting Research Fellowship na University of Reading (2025). Integra o grupo Memoráveis/CNPq. Coordena o Grupo de Interesse Especial - Memória Gráfica (SBDI). Especialista em técnicas gráficas, pesquisa a influência das tecnologias de reprodução no design, com ênfase na cromolitografia brasileira, conectando cultura material, visualização de dados e ferramentas digitais.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7862-2801      E-mail: helenbar@esdi.uerj.br

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Publicado

04/09/2025

Como Citar

BARROS, H. de. ABC illustrado: métodos de pesquisa através de imagens para identificação de um dos primeiros abecedários coloridos em língua portuguesa: ABC illustrado: research methods through images for identifying one of the first colored alphabets in the Portuguese language. Revista Cocar, [S. l.], n. 39, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10756. Acesso em: 13 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos