A representação da população negra em um livro didático de língua portuguesa de ensino médio
Representation of black population in portuguese languagem textbook for high
Resumo
O artigo refletirá sobre as representações sociais da população negra presentes em um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, publicado após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Pesquisa de cunho bibliográfico e documental, utiliza-se como método para a análise, a Teoria das Representações Sociais de Moscovici, estabelecendo um diálogo com obras de Coelho (2010), Silva (2019), Marcuschi (2008) e Bezerra (2020), para embasar temáticas educacionais relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), ao livro didático, às representações sociais e à Língua Portuguesa, respectivamente. Os resultados apontaram que o livro didático, de modo geral, tem a presença da população negra e sua imagem é associada às suas raízes culturais, como a música e a dança e de forma implícita, à depressão.
Palavras-chave: Representação social; Livro didático; Língua Portuguesa.
Abstract
The article will reflect on the social representations of the black population present in a high school Portuguese language textbook, published after the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC). Bibliographic and documentary research uses Moscovici's Theory of Social Representations as a method for analysis, establishing a dialogue with works by Coelho (2010), Silva (2019), Marcuschi (2008) and Bezerra (2020), to support educational themes related to the Education of Ethnic-Racial Relations (ERER), the textbook, social representations and the Portuguese Language, respectively. The results showed that the textbook, in general, has the presence of the black population and its image is associated with its cultural roots, such as music and dance and, implicitly, with depression.
Keywords: social representation; textbook; Portuguese.
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