Gênero, diversidade sexual e saúde LGBTQIAPN+ na graduação em saúde: uma análise Foucaultiana
Gender, Sexual Diversity, and LGBTQIAPN+ Health in Undergraduate Health Programs: A Foucaultian Analysis
Resumo
Este estudo analisou a inclusão de gênero, diversidade sexual e saúde LGBTQIAPN+ nos Projetos Pedagógicos de Cursos de graduação em saúde, sob a ótica de Foucault. Realizado entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, com a análise de oito documentos de uma Universidade no Nordeste brasileiro, o estudo revelou duas questões principais: A primeira versa sobre a abordagem crítica acerca de gênero e sexualidade estar presente de forma aprofundada em apenas três cursos, alinhando-se com as ideias de Foucault. E, a segunda, sobre a saúde LGBTQIAPN+ ser tratada de maneira superficial ou ausente na maioria dos currículos, com apenas três cursos mencionando a população e dois citando a Política Nacional de Saúde LGBT. O estudo destaca a necessidade urgente de atualização curricular para garantir uma formação adequada ao atendimento dessa população.
Palavras-chave: Educação; Formação Acadêmica em Saúde; População LGBTQIAPN+.
Abstract
This study analyzed the inclusion of gender, sexual diversity, and LGBTQIAPN+ health in the Pedagogical Projects of undergraduate health programs, from a Foucaultian perspective. Conducted between November 2024 and January 2025, with the analysis of eight documents from a university in northeastern Brazil, the study revealed two main findings: The first concerns the critical approach to gender and sexuality, which is present in depth in only three programs, aligning with Foucault's ideas. The second concerns LGBTQIAPN+ health being addressed in a superficial or absent manner in most curricula, with only three programs mentioning this population, and two referencing the National LGBT Health Policy. The study highlights the urgent need for curricular updates to ensure adequate training for the care of this population.
Keywords: Education; Academic Training in Health; LGBTQIAPN+ Population.
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