v. 9 n. 17 (2022): REVISTA SENTIDOS DA CULTURA

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METODOLOGIAS: PERCURSOS DA ESCRITA ACADÊMICA

Manoel de Barros poetiza “a expressão reta não sonha” (2006, p. 75), assim, é sempre saudável repensar os caminhos. E, se estamos em paragens acadêmicas, escrever, impreterivelmente, implicará um percurso metodológico. Eis, pois a questão chave a inquietar os pesquisadores: “como é que se aprende a fazer enquanto se faz? Como aprender modos de fazer?” (HISSA, 2013, p. 124). Mobilizados por tais indagações, e outras a vir, neste entremeio, o presente volume da Revista Sentidos da Cultura, convida a refletirmos sobre os encontros dos pesquisadores com suas metodologias de trabalho. Nesse percurso, implicações entre forma e conteúdo, perspectivas de estudo, fundamentos epistemológicos e pessoalidades, desejo e satisfação, normas e insurreições. Cada caminhada é única e, cada homem e/ou mulher pesquisadora (o), em meio aquilo que lhe constitui, encontrará a metodologia que lhe cabe. Assim, relembremos nossas pesquisas e o modo como chegamos às suas metodologias; bem como, possamos refletir sobre o papel que a metodologia tem desempenhado em nossos trabalhos a partir de cada objeto/fenômeno pesquisado. Acolheremos, desse modo, artigos de distintas áreas do conhecimento, na compreensão da riqueza que podemos usufruir neste intuito. E, se, “é o desassossego da crise que desencadeia o trabalho do pensamento” (ROLNIK, 2011, p. 286), sejamos pródigos em “desassossegos metodológicos”.

Publicado: 20/11/2023

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