Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A Revista Sentidos da Cultura é um periódico semestral do Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas, do Centro de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Pará e aceita para publicação artigos, relatos de experiência, entrevistas e resenhas, inéditos de autores brasileiros e estrangeiros nas áreas de letras, linguística, artes, ciências humanas e sociais, resultantes de pesquisas concluídas ou em processo. Excepcionalmente, aceitar-se-á para análise artigos já publicados em livros, periódicos ou anais de eventos impressos, sendo que esta referência que deverá consta em nota obrigatoriamente. 

  • Os artigos originais poderão ser escritos nos idiomas: português, espanhol, inglês ou francês, devem ter entre 15 e 20 laudas, digitados em papel A4, fonte Times New Roman, no corpo 12, com espacejamento entre linhas 1,5, margens direita/superior/inferior 2,5cm, margem esquerda 3,0 cm, incluindo referências (contar com Ferramentas do processador de textos Word for windows). Deverão conter resumo na língua vernácula do autor do artigo e em uma das línguas estrangeiras anteriormente citadas (espanhol, inglês, francês), com máximo de 10 linhas e três palavras-chave (palabras-clave, keywords, mots-clés). 

  • A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Comitê Científico ou de Colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição às áreas da Revista e à sua linha editorial, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos avaliadores, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

  • A Revista Sentidos da Cultura aceita para publicação entrevistas e resenhas de obras com as seguintes normas: as resenhas de obras (livro, filme, espetáculo, cd, dvd, e similares)   com no máximo dois anos de publicação ou apresentação e a extensão entre 3 e 6 laudas. As entrevistas deverão ter a devem ter até 20 laudas e vir acompanhada do termo de aceitação do entrevistado. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos originais.

  • Os originais devem ser encaminhados à Revista por e-mail sentidosdaculturarevista@gmail.com  

  • As menções a autores, no correr do texto devem subordinar-se à forma AUTORDATA (NBR 10520/2002), como nos exemplos: Silva (1989); Silva (1989, p.43); (SILVA, 1989) ou (SILVA, 1989, p.95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (GARCIA,1995a), (GARCIA, 1995b) etc. 

  • As transcrições de fontes orais até 3 linhas devem estar somente entre aspas duplas; se mais de 3 linhas, fonte 11, sem aspas, recuo de 4 cm, espaço simples. Transcrições de falas de narradores orais devem estar sempre em itálico.

  • As Referências, alinhadas a esquerda, devem conter exclusivamente os autores citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT (NBR 6023/2002). Materiais que não contenham as referências ou que as apresentem de forma incorreta não serão considerados para exame e publicação. 

  • As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).

  • O autor deve enviar, em documento anexo ao e-mail, os dados relativos à sua maior titulação, instituição e área em que atua, últimas duas ou três publicações ou publicações mais importantes, título da pesquisa que está desenvolvendo, bem como indicar o endereço eletrônico, sem ultrapassar o máximo de 300 palavras.

  • Os quadros, gráficos, mapas, imagens etc. devem ser incluídos no texto e também apresentados em documentos separados do texto, devendo ser numerados, titulados e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem. Sempre que possível, deverão ser confeccionados para sua reprodução direta.
  • O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Sentidos da Cultura. A Revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas. 
  • A revista aceita artigos de alunos de graduação, desde que sejam assinados também pelo orientador da pesquisa. 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA SENTIDOS DA CULTURA

 

1. A Revista Sentidos da Cultura é um periódico semestral do Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas, do Centro de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Pará e aceita para publicação artigos, relatos de experiência, entrevistas e resenhas, inéditos de autores brasileiros e estrangeiros nas áreas de letras, linguística, artes, ciências humanas e sociais, resultantes de pesquisas concluídas ou em processo. Excepcionalmente, aceitar-se-á para análise artigos já publicados em livros, periódicos ou anais de eventos impressos, sendo que esta referência que deverá consta em nota obrigatoriamente.

 

2. Os artigos originais poderão ser escritos nos idiomas: português, espanhol, inglês ou francês, devem ter entre 15 e 20 laudas, digitados em papel A4, fonte Times New Roman, no corpo 12, com espacejamento entre linhas 1,5, margens direita/superior/inferior 2,5cm, margem esquerda 3,0 cm, incluindo referências (contar com Ferramentas do processador de textos Word for windows). Deverão conter resumo na língua vernácula do autor do artigo e em uma das línguas estrangeiras anteriormente citadas (espanhol, inglês, francês), com máximo de 10 linhas e três palavras-chave (palabras-clave, keywords, mots-clés). 

 

3. A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Comitê Científico ou de Colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição às áreas da Revista e à sua linha editorial, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos avaliadores, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

 

4. A Revista Sentidos da Cultura aceita para publicação entrevistas e resenhas de obras com as seguintes normas: as resenhas de obras (livro, filme, espetáculo, cd, dvd, e similares)   com no máximo dois anos de publicação ou apresentação e a extensão entre 3 e 6 laudas. As entrevistas deverão ter a devem ter até 20 laudas e vir acompanhada do termo de aceitação do entrevistado. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos originais.

 

5. Os originais devem ser encaminhados à Revista por e-mail sentidosdaculturarevista@gmail.com 

 

6. As menções a autores, no correr do texto devem subordinar-se à forma AUTORDATA (NBR 10520/2002), como nos exemplos: Silva (1989); Silva (1989, p.43); (SILVA, 1989) ou (SILVA, 1989, p.95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (GARCIA,1995a), (GARCIA, 1995b) etc.

 

7. As transcrições de fontes orais até 3 linhas devem estar somente entre aspas duplas; se mais de 3 linhas, fonte 11, sem aspas, recuo de 4 cm, espaço simples. Transcrições de falas de narradores orais devem estar sempre em itálico.

 

8. As Referências, alinhadas a esquerda, devem conter exclusivamente os autores citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT (NBR 6023/2002). Materiais que não contenham as referências ou que as apresentem de forma incorreta não serão considerados para exame e publicação.

 

9. As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).

 

10. O autor deve enviar, em documento anexo ao email, os dados relativos à sua maior titulação, instituição e área em que atua, últimas duas ou três publicações ou publicações mais importantes, título da pesquisa que está desenvolvendo, bem como indicar o endereço eletrônico, sem ultrapassar o máximo de 300 palavras.

 

11. Os quadros, gráficos, mapas, imagens etc. devem ser incluídos no texto e também apresentados em documentos separados do texto, devendo ser numerados, titulados e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem. Sempre que possível, deverão ser confeccionados para sua reprodução direta.

 

12. O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Sentidos da Cultura. A Revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas.

 

13. A revista aceita artigos de alunos de graduação, desde que sejam assinados também pelo orientador da pesquisa.

 

Exemplos de Referências:

Livro:

CARDOSO DA SILVA, Maria do P. Socorro. Estudo semântico- lexical com vistas ao atlas linguísticos da região do Marajó/ PA. Belém: UNAMA, 2005.

 

Artigo de periódico ou capítulo de livro:

FIOROTTI, Devair Antônio. Narrativa oral em questão: cultura em contato e imaterialidade a partir da terra indígena São Marcos-RR. In LEÃO, Alison (org). Amazônia: Literatura e Cultura. Manaus, UEA, 2012.

FARES, Josebel Akel. O não lugar das vozes literárias da Amazônia na escola. Revista Cocar. Belém: Eduepa, vol. 7, n.13, p.82-90/ jan-jul 2013.

 

Tese Dissertação:

AMARAL, Jaime Augusto Duarte. Matintas: o mito amazônico na cena da dança contemporânea em Belém. Tese. Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (DINTER). UFBA/UFPA, 2012.

Internet-página:

MEIO ambiente. Disponível em: <http://www.meioambientehp.hpg.ig.com.br>. Acesso em: 24 fev. 2005.

 

Filmes, CD, DVD e similares:

O Amigo do povo. Direção e produção Jean Koudela. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 1969.

Artigos

##section.default.policy##

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.