Fundamentos metodológicos em Linguística Aplicada: uma investigação sobre letramentos acadêmicos em línguas adicionais
Resumo
Este artigo apresenta fundamentos metodológicas para o desenvolvimento de uma pesquisa crítica em Linguística Aplicada que versa sobre o papel dos letramentos acadêmicos em línguas adicionais para a internacionalização da educação superior. Para tanto, o estudo, filiado ao projeto de pesquisa guarda-chuva “Núcleo de Estudos sobre Letramentos Acadêmicos” (HENDGES, 2021), adota um enquadramento teórico e metodológico interdisciplinar ao combinar perspectivas da Linguística Aplicada e de áreas afins. Desse modo, em consonância com um viés crítico, o estudo se baseia em fundamentos abrangidos pela Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2008; MOTTA-ROTH; HEBERLE, 2015), Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1985; 2001) e etnografia (WATSON-GEGEO, 1988; TELLES, 2002) para investigar os Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998; 2006).
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 53
- PDF downloads: 64