PERCEPÇÃO FAMILIAR, DE PESSOAS COM TEA, SOBRE INTERVENÇÕES MULTIPROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9621

Palavras-chave:

TEA, Intervenções multiprofissionais, Família, Percepções

Resumo

A família de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) deve ter vez e voz, pois por meio dela que também podemos compreender como os profissionais estão atuando no acompanhamento multiprofissional. Este estudo de caso tem como objetivo: verificar e analisar a percepção das famílias santarenas acerca das intervenções multiprofissionais de pessoas com TEA.  É uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo, no qual foi realizada com 7 famílias que possuem crianças ou adolescentes com TEA, na cidade de Santarém, Oeste do Estado do Pará. Para a coleta de dados foi usado um questionário online contendo nove perguntas abertas acerca do acompanhamento multiprofissional que a criança recebe. Para analisar esses dados coletados foi usada a técnica de categorização de Bardin. De acordo com os resultados, podemos perceber que para as famílias o trabalho multiprofissional é essencial na melhora da qualidade de vida, no entanto ainda possui muitas dificuldades, seja ela por distância entre os profissionais, tempo de terapia limitado ou ainda a falta de diálogo. Portanto, o trabalho multiprofissional ainda está no processo de construção e consolidação do cuidado da pessoa com TEA.

Biografia do Autor

Araceli dos Santos Nascimento, Secretaria de Educação e Desporto Escolar - SEDUC/Amazonas

Pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista: intervenções multidisciplinares em contextos Intersetoriais (UEPA), graduada em Educação Física com dupla habilitação em licenciatura e bacharelado, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).  Atualmente é docente da Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Amazonas - SEDUC.

Brena de Souza Ferreira, Oncológica do Brasil

Pós-Graduada em Psico-Oncologia pela UniSãoPaulo. Bacharel em Psicologia pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES).  Psicóloga na Clínica de OncoHematologia Oncológica do Brasil, Santarém, Pará, Brasil.

Gilma da Silva Pereira Rocha , Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutoranda em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Especialista em Análise do Comportamento Aplicada na Educação das pessoas com TEA e Aplicador ABA pela Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (FATEC), Licenciada em Letras (UFPA) e Pedagogia (UNINTER). Atualmente é docente da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Patricia Reyes de Campos Ferreira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Medicina Tropical pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (UNIMARCO), graduada em Educação Física Escolar - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduada em Educação Física - Bacharel em Recreação e Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Publicado

17/12/2024
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Como Citar

DOS SANTOS NASCIMENTO, A.; DE SOUZA FERREIRA, B.; DA SILVA PEREIRA ROCHA , G.; REYES DE CAMPOS FERREIRA, P. PERCEPÇÃO FAMILIAR, DE PESSOAS COM TEA, SOBRE INTERVENÇÕES MULTIPROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–25, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9621. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9621. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Transtorno do Espectro Autista (TEA)