ENSINO DO COMPORTAMENTO VERBAL PARA CRIANÇAS TEA: ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9517

Palavras-chave:

Autismo, Comportamento Verbal, Linguagem, Ensino de Operante Verbal

Resumo

Introdução: O desenvolvimento da linguagem é muito importante, através dela a criança se identifica e interage na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e neuropsicomotor. A presença de um transtorno pode ocasionar dificuldades na aquisição da linguagem, como no Transtorno do Espectro Autista. Para minimizar tais prejuízos, o ensino de operantes verbais, são importantes para o desenvolvimento da linguagem, melhorar a comunicação funcional, o desempenho e o desenvolvimento dessas crianças. Objetivo: identificar como as estratégias em Análise do comportamento (operantes verbais: intraverbal, ecoico, tato e mando) contribuem para processo de desenvolvimento da comunicação e aprendizagem de crianças autistas. Metodologia: realizada revisão de literatura sistemática utilizando a base de dados nacional e gratuito de artigos, dissertações, teses e revistas online: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Repositório Institucional (USP, UFPA, UFMS, UFPB, UFSCAR, PUCSP, UNESP, UFC, UFMG)Portal de Periódicos da CAPES, Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), foram selecionados estudos publicados entre 2015 a 2021. Resultados: Foram identificados 24 trabalhos correlacionando estratégias de ensino do comportamento verbal e suas contribuições para o desenvolvimento da comunicação. Os estudos demonstraram um aumento na emissão de respostas funcionais após o ensino de operantes verbais. Conclusão: Concluiu-se que a Análise do comportamento com o ensino de operantes verbais, contribuem para o desenvolvimento da comunicação de crianças autistas, refletindo também em aspectos sociais, acadêmicos e na redução de comportamentos interferentes. É importante continuar a realizar pesquisas para desenvolver e avaliar novas intervenções e melhorar os resultados para pessoas autistas.

Biografia do Autor

Silma Moreira dos Santos, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - Goiás), graduada em Tecnologia Agroindustrial - Alimentos pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), Discente do Curso de pós-graduação Lato Sensu em Transtorno do Espectro Autista: intervenções multidisciplinares em contextos intersetoriais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Ana Paula de Andrade Sardinha, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Doutora em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialista em Educação Especial com Ênfase em Inclusão pelo Centro Universitário FIBRA. É Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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19/12/2024
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Como Citar

MOREIRA DOS SANTOS, S.; PAULA DE ANDRADE SARDINHA, A. ENSINO DO COMPORTAMENTO VERBAL PARA CRIANÇAS TEA: ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–27, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9517. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9517. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Seção

Dossiê Temático: Transtorno do Espectro Autista (TEA)