O PAPEL DO GESTOR ENQUANTO ARTICULADOR DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9434

Palavras-chave:

Gestão, Comunidade, Participação

Resumo

Este texto é parte integrante de minha monografia do curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade do Estado do Pará e versa sobre a contextualização histórica da administração escolar no início do século XX através do desenvolvimento das Teorias Administrativas até o surgimento das Teorias Administrativas Críticas. Discute sobre uma nova forma de se buscar a gestão educacional em substituição a administração educacional na perspectiva de uma gestão democrática a qual corresponda às necessidades concretas da atual sociedade, ressaltando aspectos de sua caracterização como: Conselho Escolar, Projeto Político Pedagógico, relação escola-comunidade, valorização da participação nas decisões, como entendimento do que é esta gestão. Conclui apresentando o gestor como um dos elementos principais, necessário para viabilizar as ações na escola possibilitando a criação de canais de efetiva participação em busca da real democracia na escola.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Castro Hage, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 2010), Pós - Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2015), Mestrado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 2006), com graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1997). Professora efetiva da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Elane Queiroz Carneiro Ribeiro, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (2016) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1995). Atualmente é coordenadora administrativa e pedagógica - Secretaria Municipal de Educação de Belém e professora - Secretaria de Estado de Educação do Pará.

Referências

FÉLIX, Maria de Fátima Costa. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989, 4ª Edição.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto, AGUIAR, Márcia Ângela da S. (Orgs). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001, 2ª Edição.

GUTIÉRREZ, Francisco. Educação como Práxis Política. São Paulo: Summus, 1998.

HORA, Dinair Leal da. Gestão Democrática na Escola: artes e ofícios da participação coletiva. São Paulo, Campinas: Papirus, 1994, 6ª Edição.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação: 9.394/96 de 23 de dezembro de 1996.

LIBANEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Editora Alternativa 2001.

LÜCK, Heloísa et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998.

MACHADO, Lourdes Marcelino e FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Política e Gestão da Educação: Dois Olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: Introdução Crítica. São Paulo: Cortez, 1996, 7ª Edição.

_______. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001, 1ª Edição.

_______. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Ática, 2002, 3ª Edição.

_______. Por Dentro da Escola Pública. São Paulo: Xamã, 1995, 3ª Edição.

_______. Qualidade do Ensino: A Contribuição dos Pais. São Paulo: Xamã, 2000.

RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola. São Paulo: Cortez, 1997.

SANTOS, Clóvis Roberto dos. O Gestor Educacional de uma Escola em Mudança. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/SEMEC. A Gestão Democrática no Projeto Político-Pedagógico da Escola Cabana. Caderno de Educação nº 21, Belém, dezembro/2000.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/SEMEC. Projeto Político-Pedagógico da Escola Cabana: Orientações para a Organização do Planejamento Escolar. Caderno da Prefeitura Municipal de Belém.

SOUZA, Silvana Aparecida. Gestão Escolar Compartilhada: Democracia ou Descompromisso? São Paulo: Xamã, 2001.

VEIGA, Ilma Passos A. (Org). Projeto Político Pedagógico da Escola: Uma Construção Possível. São Paulo, Campinas: Papirus, 1995 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

Downloads

Publicado

11/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 9
  • PDF downloads: 6

Como Citar

DO SOCORRO CASTRO HAGE, M.; QUEIROZ CARNEIRO RIBEIRO, E. O PAPEL DO GESTOR ENQUANTO ARTICULADOR DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 5, p. 169–179, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9434. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9434. Acesso em: 22 nov. 2024.