RESULTADOS DE UM ESTUDO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUADRILÁTEROS UTILIZANDO O SOFTWARE CABRI GÉOMÈTRE II
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9432Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, Geometria, Teoria de Van Hiele, Cabri Géomètre IIResumo
Este estudo apresenta o resultado de uma experiência com um Módulo de Ensino, proposto com base na teoria de Van Hiele, visando o desenvolvimento do pensamento geométrico para operar com quadriláteros, nela participaram como sujeitos de investigação 9 alunos do Ensino Fundamental. As atividades do módulo de ensino foram realizadas mediante a utilização do software Cabri Géomètre II e o desenvolvimento do estudo ocorreu a partir de três fases, a saber: pré-teste, módulo de ensino e pós-teste. O pré-teste e o pós-teste foram elaborados em três fases, denominadas de: identificação, atributos definidores e integração. Os resultados apontam para o avanço do pensamento geométrico dos sujeitos investigados, nos níveis de visualização, análise e dedução informal.
Referências
CROWLEY, M. L. O modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento Geométrico. In: LINDIQUIST, M. M. & SHULTE, A. P. (org.). Aprendendo e ensinando geometria. São Paulo: Atual, 1994, P. 1-19.
DREYFUS, P. & HADA, N. Euclid may stay: and even be taught. In: LINDIQUIST, M. M. & SHULTE, A. P. (Org.). Learning and teaching, K-12. National Council of Teachers of Mathematics, 1987, p.47-58.
LORENZATO, S. Por que não ensinar geometria? Educação Matemática em Revista, Blumenau, n. 4, v.3, p.3-13, 1º sem., 1995.
MIGUEL, A. & MIORIM, A. O ensino de matemática no 1º grau. São Paulo: Atual, 1991.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática: ensino de 5ª a 8ª série. Brasília/DF: MEC/SEF, 1998.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 9
- PDF downloads: 7
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.