BUSCANDO CAMINHOS PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9427

Palavras-chave:

Pedagógico, Escola, Interdisciplinar, Estratégias, Ensino

Resumo

Este trabalho é uma versão resumida da Monografia de especialização apresentada ao Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em julho de 2001, com algumas modificações decorrentes das críticas e sugestões feitas no momento da defesa. Na ocasião a Monografia se constitui em uma Proposta de intervenção Pedagógica no ambiente de realização da pesquisa. O lócus de pesquisa foi a Escola de Ensino Fundamental Curupira (nome fictício), localizada no bairro do Jurunas na cidade de Belém.

Biografia do Autor

João Joaquim Campos da Costa, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1993) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000).

Evanildo Moraes Estumano, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Possui Graduação em Pedagogia (1999/UFPA); Especialização em Currículo e Avaliação da Educação Básica (2001/UEPA); Mestrado em Antropologia (2004/UFPA) e Doutorado em Antropologia (2018/UFPA).

Referências

FAZENDA, Ivani. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1992.

_________. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994.

GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: 1995.

JANTSCH, Ari Paulo & BIANCHETTI, Lucídio (orgs.) Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber, Rio de Janeiro: Imago, 1976.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1998.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

________. Documentos de identidade: uma introdução à teoria do currículo, Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e interdisciplinaridade. In: MOREIRA, Antônio Flávio B. (org.). Currículo: questões atuais. Campinas. SP: Papirus, 1997.

YOUNG, Michael F. D. O currículo do futuro: da "nova sociologia da educação a uma teoria crítica do aprendizado". Campinas, SP: Papirus, 2000.

Downloads

Publicado

11/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 23
  • PDF downloads: 20

Como Citar

JOAQUIM CAMPOS DA COSTA, J.; MORAES ESTUMANO, E. BUSCANDO CAMINHOS PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 5, p. 81–92, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9427. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9427. Acesso em: 22 nov. 2024.