BUSCANDO CAMINHOS PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.69675/RCU.2763-7646.9427

Keywords:

Pedagógico, Escola, Interdisciplinar, Estratégias, Ensino

Abstract

Este trabalho é uma versão resumida da Monografia de especialização apresentada ao Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em julho de 2001, com algumas modificações decorrentes das críticas e sugestões feitas no momento da defesa. Na ocasião a Monografia se constitui em uma Proposta de intervenção Pedagógica no ambiente de realização da pesquisa. O lócus de pesquisa foi a Escola de Ensino Fundamental Curupira (nome fictício), localizada no bairro do Jurunas na cidade de Belém.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Joaquim Campos da Costa, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1993) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000).

Evanildo Moraes Estumano, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Possui Graduação em Pedagogia (1999/UFPA); Especialização em Currículo e Avaliação da Educação Básica (2001/UEPA); Mestrado em Antropologia (2004/UFPA) e Doutorado em Antropologia (2018/UFPA).

References

FAZENDA, Ivani. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1992.

_________. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994.

GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: 1995.

JANTSCH, Ari Paulo & BIANCHETTI, Lucídio (orgs.) Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber, Rio de Janeiro: Imago, 1976.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1998.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

________. Documentos de identidade: uma introdução à teoria do currículo, Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e interdisciplinaridade. In: MOREIRA, Antônio Flávio B. (org.). Currículo: questões atuais. Campinas. SP: Papirus, 1997.

YOUNG, Michael F. D. O currículo do futuro: da "nova sociologia da educação a uma teoria crítica do aprendizado". Campinas, SP: Papirus, 2000.

Published

11/11/2024

How to Cite

JOAQUIM CAMPOS DA COSTA, J.; MORAES ESTUMANO, E. BUSCANDO CAMINHOS PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 5, p. 81–92, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9427. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9427. Acesso em: 5 dec. 2025.