A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NO RELACIONAMENTO PEDAGÓGICO: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9420

Palavras-chave:

Autonomia, Pedagogia, Relacionamento, Ótica Waloniana

Resumo

Este texto constitui a apresentação dos resultados de pesquisa apresentada originalmente como monografia de especialização. O presente trabalho compreende uma investigação, primando pela categoria das emoções de Henry Wallon, sem desconsiderar outros aspectos da vida cotidiana do professor e do aluno e, portanto, tendo que recorrer a outros autores para complementar a análise e compreensão do texto. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, com a participação de 04 (quatro) professores de 1ª a 4ª série do ensino Fundamental e cujos verdadeiros nomes foram mantidos em sigilo; os nomes que aparecem no texto são fictícios para preservar os interlocutores de qualquer constrangimento.

Biografia do Autor

Cláudio Ludgero Monteiro Pereira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Cláudio Ludgero Monteiro Pereira concluiu o mestrado em educação superior ensino e gestão do ensino superior pela Universidade da Amazônia em 1997. Atualmente é professor assistente IV da Universidade Estadual do Pará, psicólogo da secretaria do estado de educação do Pará e membro do programa de pós-graduação lato sensu em educação.

Enizete Andrade Ferreira Estumano, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, UFPA (1999) e Mestrado em Educação pela UFPA (2018). Aluna do Doutorado em Educação- UFPA/PPGED (2020). Funcionária da Rede Pública Estadual, na função de professora das séries inicias e Especialista em Educação.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

_______. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d'água, 1994.

GALVÃO, Isabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.

WALLON, Henry. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.

WEIL, Pierre. A Criança, o lar e a escola. Petrópolis/RJ: Vozes, 2001.

Downloads

Publicado

11/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 6
  • PDF downloads: 8

Como Citar

LUDGERO MONTEIRO PEREIRA, C.; ANDRADE FERREIRA ESTUMANO, E. A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NO RELACIONAMENTO PEDAGÓGICO: LIMITES E POSSIBILIDADES. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 5, p. 15–29, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9420. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9420. Acesso em: 24 nov. 2024.