A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NO RELACIONAMENTO PEDAGÓGICO: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69675/RCU.2763-7646.9420

Palavras-chave:

Autonomia, Pedagogia, Relacionamento, Ótica Waloniana

Resumo

Este texto constitui a apresentação dos resultados de pesquisa apresentada originalmente como monografia de especialização. O presente trabalho compreende uma investigação, primando pela categoria das emoções de Henry Wallon, sem desconsiderar outros aspectos da vida cotidiana do professor e do aluno e, portanto, tendo que recorrer a outros autores para complementar a análise e compreensão do texto. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, com a participação de 04 (quatro) professores de 1ª a 4ª série do ensino Fundamental e cujos verdadeiros nomes foram mantidos em sigilo; os nomes que aparecem no texto são fictícios para preservar os interlocutores de qualquer constrangimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Ludgero Monteiro Pereira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Cláudio Ludgero Monteiro Pereira concluiu o mestrado em educação superior ensino e gestão do ensino superior pela Universidade da Amazônia em 1997. Atualmente é professor assistente IV da Universidade Estadual do Pará, psicólogo da secretaria do estado de educação do Pará e membro do programa de pós-graduação lato sensu em educação.

Enizete Andrade Ferreira Estumano, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, UFPA (1999) e Mestrado em Educação pela UFPA (2018). Aluna do Doutorado em Educação- UFPA/PPGED (2020). Funcionária da Rede Pública Estadual, na função de professora das séries inicias e Especialista em Educação.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

_______. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d'água, 1994.

GALVÃO, Isabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.

WALLON, Henry. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.

WEIL, Pierre. A Criança, o lar e a escola. Petrópolis/RJ: Vozes, 2001.

Downloads

Publicado

11/11/2024

Como Citar

LUDGERO MONTEIRO PEREIRA, C.; ANDRADE FERREIRA ESTUMANO, E. A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NO RELACIONAMENTO PEDAGÓGICO: LIMITES E POSSIBILIDADES. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 5, p. 15–29, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9420. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9420. Acesso em: 5 dez. 2025.