A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NO RELACIONAMENTO PEDAGÓGICO: LIMITES E POSSIBILIDADES
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9420Keywords:
Autonomia, Pedagogia, Relacionamento, Ótica WalonianaAbstract
Este texto constitui a apresentação dos resultados de pesquisa apresentada originalmente como monografia de especialização. O presente trabalho compreende uma investigação, primando pela categoria das emoções de Henry Wallon, sem desconsiderar outros aspectos da vida cotidiana do professor e do aluno e, portanto, tendo que recorrer a outros autores para complementar a análise e compreensão do texto. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, com a participação de 04 (quatro) professores de 1ª a 4ª série do ensino Fundamental e cujos verdadeiros nomes foram mantidos em sigilo; os nomes que aparecem no texto são fictícios para preservar os interlocutores de qualquer constrangimento.
References
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
_______. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d'água, 1994.
GALVÃO, Isabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.
WALLON, Henry. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.
WEIL, Pierre. A Criança, o lar e a escola. Petrópolis/RJ: Vozes, 2001.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 6
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 8
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.