PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: AFETOS E SAÚDE MENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9094Palavras-chave:
Bem-estar, Adolescência, Identidades, EscolarizaçãoResumo
Este relato de experiência compreende em uma prática direcionada a alunos de uma escola técnica do município de Teresina/PI. A iniciativa teve como objetivo fomentar espaços de discussão sobre o bem-estar social, possibilitando a fala e escuta das subjetividades dos alunos. Para isso, foram realizadas cinco oficinas de periodicidade quinzenal entre os meses de setembro a novembro de 2022, por meio de dinâmicas de grupo. Os resultados apontaram para uma série de questões que atravessam esses alunos e proporcionam alterações em sua saúde e qualidade de vida. Essas questões estão relacionadas desse aos seus relacionamentos, o período da escola e a sua vivência (ou não) em casa. Conclui-se a necessidade de promoção de espaços onde esses jovens possam desenvolver o autoconhecimento e acima de tudo, possam estreitar o laço de relacionamento com a escola e consigo mesmo.
Referências
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Brasília: DF, 1990.
COELHO, Wilma Baía; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Sociabilidade e discriminação entre grupos de adolescentes-juvenis no Ensino Médio. Educação. UNISINOS, São Leopoldo, v. 23, n. 2, p. 225-241, 2019.
DOMINGOS, José Contreras. Relatos de experiencia, em busca de um saber pedagógico. Revista brasileira de pesquisa (auto) biográfica, v. 1, n. 1, p. 14-30, 2016.
FAIAL, Ligia Cordeiro Matos et al. A saúde na escola: percepções do ser adolescente. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, p. 964-972, 2019.
HABIGZANG, Luísa F.; DINIZ, Eva; KOLLER, Silvia H. Trabalhando com adolescentes: Teoria e intervenção psicológica. AMGH Editora, 2014.
MESQUITA, Afonso Mancuso de; BATISTA, Jéssica Bispo; SILVA, Márcio Magalhães da. O desenvolvimento de emoções e sentimentos e a formação de valores. Obutchénie: R. de Didat. e Psic. Pedag. Uberlândia, MG, v.3, n.3, p.1-25. set./dez. 2019.
NEIVA, Kathia Maria Costa et al. Intervenção psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. São Paulo: Vetor, p. 13-24, 2010.
QUIROGA, Fernando Lionel; VITALLE, Maria Sylvia de Souza. O adolescente e suas representações sociais: apontamentos sobre a importância do contexto histórico. Physis: revista de saúde coletiva, v. 23, p. 863-878, 2013.
ROSA, M. D.; CARMO-HUERTA, V. O que resta da adolescência: despertar nas fronteiras e nos fronts. Estilos da Clínica, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 5-20, 2020.
SANTOS, Laís Katharina da Paixão dos; SANTANA, Cláudia de Carvalho; SOUZA, Marta Vanessa Oliveira de. Ações para o fortalecimento da resiliência em adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 3933-3943, 2020.
SANTOS, Talita Costa. Protagonismo na cultura digital: configuração subjetiva da aprendizagem de jovens estudantes. 2020. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
SOUZA, Thaís Thaler et al. Promoção em saúde mental de adolescentes em países da América Latina: uma revisão integrativa da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 2575-2586, 2021.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 164
- PDF downloads: 119
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.