PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: AFETOS E SAÚDE MENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9094

Palavras-chave:

Bem-estar, Adolescência, Identidades, Escolarização

Resumo

Este relato de experiência compreende em uma prática direcionada a alunos de uma escola técnica do município de Teresina/PI. A iniciativa teve como objetivo fomentar espaços de discussão sobre o bem-estar social, possibilitando a fala e escuta das subjetividades dos alunos. Para isso, foram realizadas cinco oficinas de periodicidade quinzenal entre os meses de setembro a novembro de 2022, por meio de dinâmicas de grupo. Os resultados apontaram para uma série de questões que atravessam esses alunos e proporcionam alterações em sua saúde e qualidade de vida. Essas questões estão relacionadas desse aos seus relacionamentos, o período da escola e a sua vivência (ou não) em casa. Conclui-se a necessidade de promoção de espaços onde esses jovens possam desenvolver o autoconhecimento e acima de tudo, possam estreitar o laço de relacionamento com a escola e consigo mesmo. 

Biografia do Autor

Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Piauí

Psicólogo, mestre em Psicologia (UFSM) e pesquisador pela Fiocruz Piauí.

Liana Maria Ibiapina do Monte, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Piauí

Possui graduação em Bacharelado em Serviço Social pela Faculdade Adelmar Rosado (2005), mestrado em Interinstitucional em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e doutorado em Ciências da Educação - Universidad Internacional Tres Fronteras (2018). Atuou como professora mestre e coordenadora do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Atualmente é pesquisadora em Saúde Pública na Fiocruz-PI. Atua principalmente nos seguintes temas: serviço social, saúde, práticas profissionais, gravidez na adolescência, saúde mental e gestão em políticas públicas. Possui habilidades em projetos sociais e de gestão na área da saúde e sociojurídica.

Elaine Ferreira do Nascimento, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Piauí

Tecnologista em Saúde Pública e Pesquisadora da Fiocruz Piauí. Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1997), Mestrado em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira/ Fundação Oswaldo Cruz (2002) e Doutorado em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira /Fundação Oswaldo Cruz (2007). Pós Doutorado em Culturas Africanas da Diáspora e dos Povos Indígenas pela UPE (2023). Tem experiência em pesquisa na área de Saúde Pública, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: interseccionalidade de raça, gênero e classe, gênero/sexualidades, violência contra a mulher e feminicídio, serviço social, juventude, políticas públicas, questão racial, questão social quilombola, mortalidade materno-infantil, avaliação de serviços de saúde, doenças negligenciadas, saúde e violência da população LGBTQIAPN+, determinantes sociais de saúde, Infecções Sexualmente Transmissíveis.

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Publicado

13/08/2024
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Como Citar

SOUSA JUNIOR, P. de T. X.; MONTE, L. M. I. do; NASCIMENTO, E. F. do. PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: AFETOS E SAÚDE MENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–12, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9094. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9094. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos