A CONSTRUÇÃO DO ETHOS NA AUTOAPRESENTAÇÃO
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.310Palavras-chave:
Autoapresentação, Discurso, Semântica, Enunciador, InterlocutorResumo
A autoapresentação é um gênero textual discursivo e, quer no texto escrito quer no texto oral, é o reflexo do indivíduo produzido por ele mesmo. Pouco reconhecido, existe desde os primórdios. Quando o homem começou a desenvolver a habilidade de se expressar pelo texto literário a autoapresentação já existia na oralidade. É a forma imaginativa pela qual o sujeito se descreve utilizando verossimilhança. É encontrada na prosa e nos versos bem como no dia a dia do convívio social, com a finalidade de convencer o receptor de uma ideia ou verdade. Dessa forma, este artigo possibilita, por meio de uma análise da autoapresentação do senhor Janúbio Luiz Pereira à luz dos teóricos, pôr em evidência este gênero literário que é muito usado e pouco estudado. Palavras-chave: Autoapresentação. Discurso. Semântica. Enunciador. Interlocutor.
Referências
AMOSSY, Ruth (org). Imagens de si no Discurso. São Paulo: Contexto 2008.
FERREIRA, Luiz Antônio. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: contexto, 2010.
ILARI, Rodolfo, 1943-Semântica. 11.ed. - São Paulo: Ática, 2006.
______________ Introdução à semântica – brincando com a gramática. 7. Ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 9ª Edição, Campinas, SP: Pontes Editores, 2010. http://www.dicio.com.br/charada/. Acessado em 02 de Agosto de 2013, às 13hs.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 1984
- pdf downloads: 952
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.