O ENSINO DA HETERONORMATIVIDADE NAS IGREJAS EVANGÉLICAS: DOUTRINAÇÕES HOMOFÓBICAS E OS IMPACTOS SOCIAIS

Authors

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9820

Keywords:

Doutrinação, Heteronormatividade, Homofobia, Igreja Assembleia de Deus, Educação Dialógica

Abstract

Este estudo tem por objetivo compreender como os pastores da Igreja Assembleia de Deus promovem o ensino da heteronormatividade por meio de discursos homofóbicos que desqualificam e desumanizam homens gays. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada na história de vida de um dos autores do trabalho. Fundamentamo-nos nos conceitos de interdição, separação/rejeição e vontade de verdade de Foucault (2014), bem como na perspectiva de educação dialógica de Freire (1987), que se apresenta como uma alternativa para promover respeito e inclusão, evidenciando a importância de combater discursos intolerantes com o auxílio de uma educação crítica e transformadora. Os resultados apontam que essas práticas discursivas reforçam a exclusão social e a desumanização de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não binárias e demais pluralidades, especificamente os corpos gays. Concluímos que, a partir da práxis dialógica freireana, centrada na valorização das diversidades, na formação da consciência de si e na crítica às verdades absolutas pregadas nos púlpitos, torna-se possível enfrentar os discursos heteronormativos promovidos pelos pastores na Igreja Assembleia de Deus e proteger as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não binárias e demais pluralidades das violências e exclusões sociais a que são submetidas.

Author Biographies

Francisco Gabriel Pereira Nascimento Farias, Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Graduado em Humanidades e graduando em Pedagogia pela Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). 

Luís Eduardo Torres Bedoya, Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Docente na Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará, Brasil.

References

AVIZ, Alan Silva de. Sexualidade e religiosidade: um estudo sobre a frequência de homossexuais em igrejas evangélicas em Belém. Ciências Sociais e Religião, Campinas, v .21, p. 1-25, 2019.

SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. Bíblia sagrada: Harpa sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 4. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.

CARDIN, Valéria Silva Galdino; TOBBIN, Raissa Arantes. Das consequências da demonização da pluralidade nas escolas à luz do estatuto da diversidade sexual e de gênero. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, [s.l], v. 15, n. 1, p. 1-36, 2020.

CARVALHO, Anna Karoline et al. A RELIGIÃO COMO FORMA DE CONTROLE SOCIAL. Revista Humanidades e Inovação, [s.l], v. 7, n. 2, p. 310-317 2020.

COLOMBY, Renato Koch et al. Histórias de vida como um caminho metodológico em estudos organizacionais: um estudo bibliométrico. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 6., 2016, Porto Alegre. Anais do IV Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. Porto Alegre, 2016, p. 1-12.

DINIS, Nilson Fernandes. Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar em revista, Curitiba, n.39. p. 39-50, 2011.

DINIS, Nilson Fernandes. Educação, relações de gênero e diversidade sexual. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, p. 477-492, 2008.

FELIPE, Jane. Infância, gênero e sexualidade. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 115-131, 2000.

FERRAZZA, Dayane Scopel; ANTONELLO, Claudia Simone. O método de história de vida: contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizações. Revista Gestão. Org., Pernambuco, v.15, n.1, p. 22-36, 2017.

FILHA, Constantina Xavier. Sexualidade e identidade de gênero na infância. Diversidade e Educação, [s.l]. v. 3, n. 6, p. 14-21, 2015.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 2014.

SILVA, Adelmo José da. Paulo Freire: a construção da liberdade e da subjetividade. Revista Ética e Filosofia Política, [s.l], v. 2, n. 26, p. 21-25, 2023.

TAGLIAMENTO, Graziele et al. Minha dor vem de você: Uma análise das consequências da LGBTfobia na saúde mental de pessoas LGBTs. Cadernos de Gênero e Diversidade, Salvador, v. 6, n. 3, p. 77-112, 2020.

Published

26/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 3796
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 56

How to Cite

PEREIRA NASCIMENTO FARIAS, F. G.; TORRES BEDOYA, L. E. O ENSINO DA HETERONORMATIVIDADE NAS IGREJAS EVANGÉLICAS: DOUTRINAÇÕES HOMOFÓBICAS E OS IMPACTOS SOCIAIS. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–14, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9820. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9820. Acesso em: 5 dec. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiência