TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9607Keywords:
Transtorno do Espectro Autista, Educação Infantil, Estado do ConhecimentoAbstract
As políticas públicas e estudos de pesquisadores e profissionais do campo tem debatido sobre a educação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando a garantia ao acesso e permanência delas aos espaços escolares. Esse estudo tem como objetivo analisar as dissertações e teses na interface entre o TEA e a educação infantil, entre os anos de 2017 a 2021. Essa pesquisa se caracteriza como bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, na qual buscou-se as produções brasileiras no Banco de Dissertações e Teses. Identificou-se 29 estudos que foram analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontaram que 13 estudos foram realizados na temática da inclusão escolar e prática pedagógica; em sua maioria, em Programas de Pós-graduação a nível de Mestrado; a metade dos estudos são um estudo de campo, com abordagem qualitativa; os instrumentos mais utilizados foram a entrevista e a observação; 11 estudos optaram pela análise de conteúdo de Bardin para basilar a análise dos dados. Destacou-se também que 9 trabalhos trouxeram produtos educacionais, como cartilhas de orientação e propostas de atividades, para oferecer um suporte aos profissionais no processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA na educação infantil. Portanto, espera-se que esse artigo contribua com o arcabouço teórico e prático de professores e pesquisadores que atuam no campo da educação inclusiva, possibilitando conhecer a produção científica nessa interface e vislumbrando novos caminhos para a prática pedagógica e produção de conhecimentos.
References
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5th ed. Washington, DC: American Psychiatric Publishing. 2013.
BELISÁRIO J.F.; MATA O.M.; CUNHA P. A inclusão escolar de estudantes com autismo na Rede Municipal de Educação de BH: síntese da frente de trabalho autismo e síndromes. Belo Horizonte: PBH, 2008.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 6. ed. Lisboa: Edições 70, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394. Brasília, DF: MEC/SEF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. DF: MEC/SEF, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília DF: SEESP/ MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: Acesso em: 10 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, Lei nº 12.764. DF: MEC/SEF, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 20 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União 2015a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 20 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica Conjunta Nº 2, de 04 de agosto de 2015. Orientações para organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil. MEC/SECADI/DPEE. 2015b. Disponível em: https://www.mprj.mp.br/documents/20184/214535/MEC_SECADI_DPEE_SEB_DICEI_Nota_Tecnica_02_2015_Organizacao_e_oferta_do_AEE_na_Ed_Infantil.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.
BRIGIDA, A. L. et al. Endocannabinod Signal Dysregulation in Autism Spectrum Disorders: A Correlation Link between Inflammatory State and Neuro-Immune Alterations.
International Journal of Molecular Sciences. Nápoles, Itália, v. 18, ed. 7, p. 14-25, July, 2017. Disponível em: https://www.mdpi.com/1422-0067/18/7/1425/htm#B4-ijms-18-01425. Acesso em: 30 set. 2025.
BAPTISTA, C; OLIVEIRA, A. Lobos e médicos: primórdios na educação dos "diferentes". In: BAPTISTA, C. R.; BOSA, C. A. (Orgs.), Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 93-109.
CAMARGO, S; BOSA, C. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia e Sociedade, v. 21, n. 1, p. 65-74, abril, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/KT7rrhL5bNPqXyLsq3KKSgR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 set. 2022.
FADDA, G. M.; CURY, V. E. O enigma do autismo: contribuições sobre a etiologia do transtorno. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 21, n. 3, p. 411-423, jul-set. 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/30709. Acesso em: 20 ago. 2022.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 set. 2022.
FRIEDLANDER, M. R.; ARBUÉS-MOREIRA, M. T. Análise de um trabalho científico: um exercício. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 60, n. 5, p. 573-578. set-out, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/YpYbwXTnjVcQbX3pSgHys9r/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2022.
GATTI, B. A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Periódico científico editado pela ANPAE, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 13-34, jan/abr. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36066/23315. Acesso em: 15 ago. 2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas. 2019.
MINAYO, M. C. de S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 9-30.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisas qualitativas em saúde. São Paulo: Hucitec, 2014. 393p.
MINAYO, M. C. de S.; COSTA, A. P. Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, v. 40, 2018. p. 139-153. Disponível em:
<https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6439/3910>. Acesso em: 20 ago. 2022.
NASCIMENTO, F. F.; CRUZ, M. M.; BRAUN, P. Escolarização de pessoas com transtorno do espectro do autismo a partir da análise da produção científica disponível na Scielo Brasil (2005-2015). Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Tempe, v. 24, n. 125, p. 1-25, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.24.2515. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=275043450111. Acesso em: 20 set. 2022.
NEVES, A. J. et al. Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 12, p. 43-70, abr-jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Jd3FJrfnHs4dDrLqLRSqJJw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 set. 2022.
NUNES, D. R. P.; AZEVEDO, M. Q. O.; SCHMIDT, C. Inclusão educacional de pessoas com autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 557-572, set-dez. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X10178. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/10178/pdf. Acesso em: 20 set. 2022.
OLIVEIRA, J.; PAULA, C. S. Estado da arte sobre inclusão escolar de alunos cm transtornos do espectro do autismo no Brasil. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 53-65, mar. 2012. ISSN 1809-4139. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/11223/6955. Acesso em: 22 set, 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS ONU. OMS afirma que o autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo. 2 de abril, 2017. Disponível em: https://news.un.org/pt/audio/2017/04/1201661. Acesso em: 25 set. 2022.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE OPAS BRASIL. Folha informativa – transtorno do espectro autista, abril, 2017. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?Itemid=1098. Acesso em: 25 set. 2022.
SIQUEIRA, A. E. O. S. O autismo e a educação inclusiva. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba. 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9919651. Acesso em: 25 set. 2022.
TEIXEIRA, E. B. A Análise de Dados na Pesquisa Científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Revista Desenvolvimento em Questão. Editora Unijuí. v. 1, n. 2, p. 177-201, jul-dez. 2003. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/84. Acesso em: 20 ago. 2022.
VOSGERAU, D. S. R.; PINHEIRO, R. B. O uso do jornal impresso na educação básica: resultados de uma década de pesquisas no Brasil. Revista Iberoamericana de Educación. n. 59, pp. 259-276. maio, 2012. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/467/4352. Acesso em: 20 ago. 2022.
WUO, A. S. Educação de pessoas com transtorno do espectro do autismo: estado do conhecimento em teses e dissertações nas regiões Sul e Sudeste do Brasil (2008-2016). Revista Saúde Sociedade. São Paulo, v. 28, n. 3, p. 210-223, fev-abr. 2019.Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/Xchrj5dRf6gWzH7bvsZ8gKM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 set. 2022.
ZUFFO, D. A formação de professores para o uso de novas tecnologias educacionais: o que apontam as teses e dissertações defendidas no Brasil no período de 2003 a 2008. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica do Paraná, Curitiba. 2011. Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1890. Acesso em: 25 set. 2022.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 16
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 6
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.