PROBLEMAS MATEMÁTICOS VERBAIS: ANÁLISE INTERPRETATIVA DAS PRODUÇÕES ESCRITAS E ORAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE SUAS TENTATIVAS DE RESOLUÇÃO
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9463References
ANDRÉ, M. E. D. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Cortez, 1995. (Série Prática Pedagógica).
BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa fenomenológica à procura de procedimentos rigorosos. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000. p: 71-102.
DANYLUK, O. Alfabetização Matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Editora Sulinas, 1998.
ECHEVERRIA, M. D. P. P. & POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 13-42.
LESTER, F. K. JR. Issues in Teaching Mathematical Problem Solving in the Elementary Grades, School Science and Mathematics. Fevereiro, v. 82, n. 2, p. 93-98, 1982.
MEDEIROS, C. F. Por uma Educação Matemática como intersubjetividade. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Educação Matemática. São Paulo: Cortez, 1987. p. 13-44.
MEDEIROS, C. F. An Investigation into Errors Made in Attemps to Solve Mathematical Problems. PhD Thesis, The University of Leeds, England, 1992.
MEDEIROS, C. F. Modelos Mentais e Metáforas na Resolução de Problemas Matemáticos Verbais. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 209-234, 2001.
NESHER, P. Posibles relaciones entre linguaje natural y lenguaje matemático. In: GORGORIO, N.; DEULOFEU, J & BISHOP, A. (Org.). Matemáticas y Educación: retos y câmbios desde una perspectiva internacional. Barcelona: Editorial GRAÓ, 2000. p. 109-123.
POLYA, G. A Arte de resolver Problemas: um novo aspecto do método matemático. 2 ed. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 1995.
POLYA, G. Sobre a resolução de problemas em matemática na high school. In: KRULIK, S & REYS, R (Org.). A Resolução de Problemas na Matemática Escolar. Trad. Hygino Domingues e Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997. p. 1-3.
POZO, J. I. & ANGÓN, Y. P. A solução de Problemas como Conteúdo Procedimental da Educação Básica. In: POZO, J. I. (Org.). A Solução de Problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 139-172.
POZO, J. I. & CRESPO, M. A. G. A Solução de Problemas nas Ciências da Natureza. In: POZO, J. I. (Org.). A Solução de Problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 67-102.
RODRÍGUEZ, A. G. La investigación en Didática de las Matemáticas. In: GODINO, J. D.; ALFONSO, B. G.; RODRIGUEZ, A. G. & VASQUEZ, M. S. Área de Conocimento e Didática da la Matemática. Madrid: Sintesis, S. A., 1991. p.149-194.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum a consciência filosófica. 13ª ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
THOMAZ NETO, Mario J. de Oliveira. Uma investigação sobre erros em tentativas de resoluções de problemas matemáticos verbais. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 2
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 1
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.