A PRÁTICA DA PESQUISA EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: LIMITES E POSSIBILIDADES
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9431Keywords:
Prática pesquisa, Pós-graduação, Metodologia da educação superior, Produção de conhecimentoAbstract
Este texto, parte integrante da monografia que será apresentada à Coordenação do Curso da Especialização em Metodologia da Educação Superior, cuja temática foi motivada pelas dificuldades e angústias que enfrentou-se no momento em que foi solicitado a colocar-se a indagação inicial de um problema que orientaria o formato de nosso projeto, e, posteriormente, o ritual da produção do conhecimento compatível com as necessidades socioeducativas da sociedade e como expressão da formação acadêmica. Objetiva-se examinar a proposta do curso que é de formar profissionais concatenados com as demandas sociais, comprometidos com a consolidação de uma sociedade mais justa e democrática, confrontando-a com as dificuldades vivenciadas pelos alunos com a prática de pesquisa, identificando-se fatores associados a essas dificuldades e que esforços acadêmicos e pedagógicos têm sido incorporados na dinâmica do curso no sentido de superá-las. Sistematizou-se a partir da construção do problema: como a prática de pesquisa tem sido considerada no processo de formação acadêmica frente as dificuldades, limitações e possibilidades trazidas pelos alunos do curso de Metodologia da Educação Superior? Um referencial teórico baseado em autores que têm se dedicado em contribuir com avanço teórico-metodológico acerca da prática de pesquisa, particularmente na pós-graduação.
References
ALVES, R. Filosofia da ciência: uma introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1981.
ANDREY, M.A.A. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. São Paulo: EDUC; Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1996.
CHIZZOTI, A. O cotidiano e as pesquisas em educação. In: FAZENDA, Ivani (org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992.
DEMO, P. Pesquisas: Princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1990.
D'OLIVEIRA, M. M. H. Ciências e pesquisa em Psicologia. São Paulo: Loyola, 1984.
FAZENDA, I. (org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas, 1993.
LUCKESI, C. et al. Fazer universidade: Uma proposta metodológica. 12 Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
LUNA, S.V. Planejamento de pesquisa: uma introdução. 2ª ed. São Paulo: EDUC, 1999.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
SEVERINO, A. J. Problemas e dificuldades na condução da pesquisa no curso de pós-graduação. In: FAZENDA, Ivani (org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992.
SOARES, A.C.H. A pesquisa como viabilizadora da produção de conhecimento no ensino fundamental. 1997, 144 p. Dissertação (Mestrado em Educação) — Departamento de Educação, UNAMA. 1997.
TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 4 ed. Belém: UNAMA, 2001.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 13
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 9
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.