A SALA DE AULA: AMBIENTE ALFABETIZADOR NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9422Keywords:
Alfabetizador, Ambientes alfabetizadores, Leitores críticosAbstract
Neste artigo estaremos apresentando algumas reflexões sobre o ato de alfabetizar por acreditarmos, assim como Emília Ferreiro, que a escola atua como facilitadora deste processo tendo a consciência, portanto, que não é o único meio. Falaremos também sobre importância de formar leitores, sempre interessadas com um leitor crítico que possa perceber o mundo que o cerca, o mundo da palavra, podendo ser sujeito e fazer sujeitos, chegando assim na importância que o educador poderá ter na formação desse leitor que a sociedade precisa, ou melhor, necessita. Para isso, o educador terá que criar ambientes na sala de aula que estimule a leitura, mostrando sua importância para a vida humana.
References
ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência o dilema da educação. 6ª ed. São Paulo: Loyola, 2001.
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2ª ed. Coleção Magistério 2º grau. Série Formação do Professor. São Paulo: Cortez, 1994.
BORGES, Teresa Maria Machado. Ensinando a ler sem silabar. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 1998.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 41ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1993.
KATO, Mary. A concepção da escrita pela criança. 3ª ed. São Paulo: Pontes, 2002.
________. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor — Aspectos Cognitivos da Leitura. São Paulo: Pontes, 1989.
LEITE, Regina Garcia. Novos Olhares sobre a Alfabetização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
ROSA, Sanny S. da. Construtivismo e mudança. 5ª edição. São Paulo. Cortez, 1997.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 9
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 5
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.