A MONITORIA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO EM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.6378Keywords:
Monitoria, Ensino-pesquisa-extensão, contribuições, formaçãoAbstract
No âmbito das universidades, a monitoria tem sido um dos caminhos trilhados para efetivar a associação do ensino, da pesquisa e da extensão. O presente relato de experiência visa evidenciar os benefícios em ensino, pesquisa e extensão, vivenciados pelos discentes monitores do campus X (Igarapé-Açu) da UEPA. Ressalta-se que este surge das vivências na monitoria experenciadas pela autora, que juntamente com as experiências dos(as) demais monitores(as) e os levantamento das pesquisas bibliográficas a respeito do tema, dão embasamento para as análises deste trabalho. Os resultados evidenciaram que a monitoria tem contribuído significativamente para o aprendizado e formação dos discentes, agregando ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e extensão.
References
DANTAS, Otília Maria. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online), Brasília, v. 95, n. 241, p. 567-589, dez., 2014.
MAGALHÃES, H. G. D. Indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão: tensões e desafios. ETD - Educação Temática Digital, v. 8, n. 2, p. 168-175, jun. 2007. MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
NUNES, J. B. C. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In.: SANTOS, M. M; LINS, N. M. (org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias, Natal: EDUFRN – Editora da UFRN, 2007. p. 45-57.
SANTOS, H. C; FERNANDES, M. L. B. A monitoria na disciplina Educação em Geografia: um relato de experiência. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 119-128, jun. 2019.
SLEUTEJS, M. H. Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 33, n. 3, p. 99-111, jun., 1999.
UEPA – UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Edital Nº 50/2022 – UEPA. Processo seletivo de monitoria bolsista e voluntária do CCSE/UEPA. Belém, PA: Pró Reitoria de Graduação UEPA, 2022.
VICENZI, C. B. et al. A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica. Rev. Ciênc. Ext. v.12, n.3, p.88-94, 2016.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 324
- pdf (Português (Brasil)) downloads: 472
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.