O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CARTOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rodrigo Rafael Souza de Oliveira rodrigo.oliveira@uepa.br
    Universidade do Estado do Pará http://orcid.org/0000-0002-4342-9355
  • Ana Cláudia Oliveira Martins anaclaudiaoliveiramartins96@gmail.com
    Universidade do Estado do Pará/ Discente do Curso de Licenciatura Plena em Geografia
  • Daniele Cristina da Silva Palheta dcpalheta@gmail.com
    Universidade do Estado do Pará/ Discente do Curso de Licenciatura Plena em Geografia
  • João Lucas Araújo da Silva joaokm48@gmail.com
    Universidade do Estado do Pará/ Discente do Curso de Licenciatura Plena em Geografia
  • Naldinele Silva Sarmanho naldilenesilva.silva@gmail.com
    Universidade do Estado do Pará/ Discente do Curso de Licenciatura Plena em Geografia
  • Marlena Santos Souza marlenasantoss13@hotmail.com
    Professora de Geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Odete Barbosa Marvão

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.5444

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Educação

Resumo

A representação da superfície terrestre, bem como dos processos, fenômenos e objetos que ocorrem na superfície da terra está intrínseco à Cartografia, por ser uma ferramenta para análise e compreensão dos processos sociais e naturais. É imprescindível que o ensino e aprendizagem de Geografia nas escolas utilize a Cartografia para que alunos possam ler e representar o espaço em que vivem, em diferentes escalas. Nessa premissa, objetivou-se saber a qualidade do ensino de Cartografia por alunos do ensino fundamental maior. O presente estudo lançou mão de questionários e aula expositiva-participativa, bem como metodologias ativas de intervenção escolar no âmbito da disciplina Geografia, tendo como método de análise dos dados qualitativos uma escala de mensuração de tipo Likert para avaliação de desempenho dos alunos do 9º ano da educação básica municipal do município de Igarapé-Açu, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odete Barbosa Marvão. No que se refere às análises dos questionários pré-intervenção notou-se que 65% das respostas foram Não Satisfatórias, e após a intervenção mais de 50% de respostas foram avaliadas como Muito Satisfatórias e 20% de respostas Satisfatórias. Portanto, a aplicação de metodologias ativas que envolvem a intervenção escolar por meio da aplicação de métodos alternativos e intensivos que utilizam recursos didáticos e paradidáticos são efetivos e significativos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos, especialmente nas séries finais do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Rodrigo Rafael Souza de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Ciências Ambientais pelo Instituto de Geociências (UFPA). Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará. Atua como Consultor do Banco Mundial, no "projeto TerraClass Cerrado" no Centro Regional da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) . Desenvolvendo atividades junto a grupos de trabalho e projetos de pesquisa científica na grande área da Geografia Física e Cartografia. Possui experiência em análise, processamento, interpretação e sistematização de dados espaciais nas áreas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Com ênfase em aplicação de geotecnologias para análise da dinâmica de uso da terra e vulnerabilidade ambiental. Atua também na docência, ministrando aulas (graduação e pós-graduação) das disciplinas que envolvem Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Modelagem de Sistemas e temas das Ciências Ambientais.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o Lugar para Compreender o Mundo. In: CAS- TROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002. P. 81-134.

CARTOGRAFIA: a linguagem da Geografia. Docsity. 2011. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABqqcAF/cartografia-a-linguagem-geografia. Acesso em: 25/08/2021.

DAMASCENO, M. DE F. B.; CAETANO, A. G. N. Análise da Cartografia Escolar no Ensino Básico: Um Estudo de Caso no Ensino De Geografia. Geosaberes, v. 4, n. 7, p. 33–49, 2013.

FRANCISCHETT, M. N. A cartografia no ensino-aprendizagem da geografia. Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação, v. 1, n. 1, 2014.

GEBRAN, Raimunda. A geografia no ensino fundamental: trajetória histórica e proposições pedagógicas. Revista Científica da Unoeste, v. 1, n. 1, p. (81-88), jul/dez. 2003.

KARWOSKI, A. M.; GRACIOLI, J. M. A. Tecnologias Móveis e Leitura de Mapas Digitais nas Séries Finais do Ensino Fundamental. Revista TEIAS, v. 21, n. 60, p. 282–295, 2020.

LIBERATTI, M. I. DA S.; ROSOLÉM, N. P. Alfabetização Cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do Espaço. Cadernos PDE, v. 1, n. 1, p. 25, 2013.

LIKERT, R. A Technique for the Measurement of Attitudes. Archives of Psychology, v. 140, p. 1-55, 1932.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem da geografia. São Paulo:Cortez, 2012.

PISSINATI, M. C.; ARCHELA, R. S. Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de Geografia. GEOGRAFIA (Londrina), v. 16, n. 1, p. 169–195, 2007.

PRADO, C. J. B. DO; CARNEIRO, S. M. M. Livro Didático de Geografia: estudo da linguagem cartográfica. Educação & Realidade, v. 42, n. 3, p. 981–1000, 29 May 2017.

RICHTER, D. A Cartografia Escolar na Formação Inicial da Pedagogia. (Junqueira&Marin, Ed.)XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Anais...Campinas: UNICAMP, 2012Disponível em: <http://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2014/04/RICHTER-DENIS.-A-CARTOGRAFIA-ESCOLAR-NA-FORMAÇÃO-INICIAL-DA-PEDAGOGIA-ENDIPE-CAMPINAS.pdf>

RODRIGUES, A. L. Cartografia e as novas representações de tempo e espaço. Ciência e Cultura, v. 70, n. 2, p. 20–22, Apr. 2018.

SANTOS, M; SILVEIRA, M; O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 9ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.

VITTE, A. C.; SILVEIRA, R. W. D. DA. Considerações sobre os conceitos de natureza, Alexander von Humboldt e a gênese da geografia física moderna. História, Ciências, Saúde, v. 17, n. 3, p. 607–626, 2010.

Downloads

Publicado

01/07/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 565
  • pdf downloads: 427

Como Citar

DE OLIVEIRA, R. R. S.; OLIVEIRA MARTINS, A. C.; DA SILVA PALHETA, D. C.; ARAÚJO DA SILVA, J. L. .; SILVA SARMANHO, N. .; SANTOS SOUZA, M. . O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CARTOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 2, n. 1, 2022. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.5444. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/5444. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)