O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CARTOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.5444Keywords:
Ensino, Geografia, EducaçãoAbstract
A representação da superfície terrestre, bem como dos processos, fenômenos e objetos que ocorrem na superfície da terra está intrínseco à Cartografia, por ser uma ferramenta para análise e compreensão dos processos sociais e naturais. É imprescindível que o ensino e aprendizagem de Geografia nas escolas utilize a Cartografia para que alunos possam ler e representar o espaço em que vivem, em diferentes escalas. Nessa premissa, objetivou-se saber a qualidade do ensino de Cartografia por alunos do ensino fundamental maior. O presente estudo lançou mão de questionários e aula expositiva-participativa, bem como metodologias ativas de intervenção escolar no âmbito da disciplina Geografia, tendo como método de análise dos dados qualitativos uma escala de mensuração de tipo Likert para avaliação de desempenho dos alunos do 9º ano da educação básica municipal do município de Igarapé-Açu, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odete Barbosa Marvão. No que se refere às análises dos questionários pré-intervenção notou-se que 65% das respostas foram Não Satisfatórias, e após a intervenção mais de 50% de respostas foram avaliadas como Muito Satisfatórias e 20% de respostas Satisfatórias. Portanto, a aplicação de metodologias ativas que envolvem a intervenção escolar por meio da aplicação de métodos alternativos e intensivos que utilizam recursos didáticos e paradidáticos são efetivos e significativos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos, especialmente nas séries finais do ensino fundamental.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o Lugar para Compreender o Mundo. In: CAS- TROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002. P. 81-134.
CARTOGRAFIA: a linguagem da Geografia. Docsity. 2011. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABqqcAF/cartografia-a-linguagem-geografia. Acesso em: 25/08/2021.
DAMASCENO, M. DE F. B.; CAETANO, A. G. N. Análise da Cartografia Escolar no Ensino Básico: Um Estudo de Caso no Ensino De Geografia. Geosaberes, v. 4, n. 7, p. 33–49, 2013.
FRANCISCHETT, M. N. A cartografia no ensino-aprendizagem da geografia. Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação, v. 1, n. 1, 2014.
GEBRAN, Raimunda. A geografia no ensino fundamental: trajetória histórica e proposições pedagógicas. Revista Científica da Unoeste, v. 1, n. 1, p. (81-88), jul/dez. 2003.
KARWOSKI, A. M.; GRACIOLI, J. M. A. Tecnologias Móveis e Leitura de Mapas Digitais nas Séries Finais do Ensino Fundamental. Revista TEIAS, v. 21, n. 60, p. 282–295, 2020.
LIBERATTI, M. I. DA S.; ROSOLÉM, N. P. Alfabetização Cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do Espaço. Cadernos PDE, v. 1, n. 1, p. 25, 2013.
LIKERT, R. A Technique for the Measurement of Attitudes. Archives of Psychology, v. 140, p. 1-55, 1932.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem da geografia. São Paulo:Cortez, 2012.
PISSINATI, M. C.; ARCHELA, R. S. Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de Geografia. GEOGRAFIA (Londrina), v. 16, n. 1, p. 169–195, 2007.
PRADO, C. J. B. DO; CARNEIRO, S. M. M. Livro Didático de Geografia: estudo da linguagem cartográfica. Educação & Realidade, v. 42, n. 3, p. 981–1000, 29 May 2017.
RICHTER, D. A Cartografia Escolar na Formação Inicial da Pedagogia. (Junqueira&Marin, Ed.)XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Anais...Campinas: UNICAMP, 2012Disponível em: <http://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2014/04/RICHTER-DENIS.-A-CARTOGRAFIA-ESCOLAR-NA-FORMAÇÃO-INICIAL-DA-PEDAGOGIA-ENDIPE-CAMPINAS.pdf>
RODRIGUES, A. L. Cartografia e as novas representações de tempo e espaço. Ciência e Cultura, v. 70, n. 2, p. 20–22, Apr. 2018.
SANTOS, M; SILVEIRA, M; O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 9ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.
VITTE, A. C.; SILVEIRA, R. W. D. DA. Considerações sobre os conceitos de natureza, Alexander von Humboldt e a gênese da geografia física moderna. História, Ciências, Saúde, v. 17, n. 3, p. 607–626, 2010.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 523
- pdf (Português (Brasil)) downloads: 399
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.