FLUIDEZ E SOLIDIFICAÇÕES NAS REFORMAS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.3847Keywords:
Licenciatura em Matemática, Currículo, Modernidade líquida, Formação de professoresAbstract
O presente artigo constitui-se de uma investigação acerca das atuais mudanças nos documentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e seus reflexos nos cursos de Licenciatura em Matemática, resultado de uma etapa da pesquisa de conclusão de curso. Foi realizado um estudo bibliográfico desenvolvido qualitativamente, com objetivo de apresentar os aspectos “fluidos” ou que se “solidificaram” nas reformas curriculares da formação inicial dos professores de matemática, na perspectiva dada por Bauman (2001), com intuito de responder à seguinte questão: O que se manteve “fluido” e o que se “solidificou” na formação inicial dos professores de matemática, após as reformas curriculares ocorridas no cenário educacional? A pesquisa revelou que ainda há muito que se dissolver, mas pelas transformações já ocorridas e as discussões acerca desses sólidos, como: dissolver a separação entre teoria e prática; a separação dos conteúdos específicos e pedagógicos, e a valorização do Bacharelado em detrimento da Licenciatura em Matemática. Esses resultados implicam que as instituições estejam passando por uma fase de dissolução de sólidos importante para uma formação docente eficaz e satisfatória decorrente das mudanças educacionais.
References
AZEVEDO, Rosa O. M. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas. Curitiba, 2012.
BAUMAN, Z. (2001). Modernidade Líquida (Trad. Dentzien, P.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. (Original workpublished 2000)
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. cap. 1 e 2, p. 48-52.
BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas: Papirus, 1996
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10/05/2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho nacional de Educação. Parecer nº.1.302, de 06 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Matemática, bacharelado e licenciatura. Diário Oficial da União. Brasília, 06 de novembro de 2001.
CYRINO, M. C. C. T. Preparação e emancipação profissional na formação inicial do professor de matemática. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A (Orgs). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica,2006. p.77-88.
GIL, A. C. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas. 2005.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores- Porto Alegre: Artmed: 2012.
JUNQUEIRA, Sônia Maria da Silva. Constituição da Identidade de Cursos de Licenciatura em Matemática à Luz da Modernidade Líquida. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC/SP, São Paulo, 2010.
MANRIQUE, Ana Lúcia. Licenciatura em matemática: formação para a docência x formação específica. Educ. Matem. Pesq.0, São Paulo, v.11,, 2009.
NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. A formação de professores que ensinam matemática: estudos e perspectivas a partir das investigações realizadas pelos pesquisadores do GT 7 da SBEM. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A (Orgs). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica,2006. p. 7- 26.
NASSIF, Lourdes. A Educação Brasileira antes de 1964. Jornal GGN, 2017. Disponível em: <https://jornalggn.com.br/historia/a-educacao-brasileira-antes-de-1964/>. Acesso em: 27 de nov de 2020
PINTO, N. B. e SOARES, E.T.P. Práticas da Matemática Moderna no Curso de Licenciatura: uma perspectiva histórico-cultural. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8,n. 23, p. 91-104, jan./abr. 2008.
SÃO PAULO. Decreto 27, de 12/03/1890. In: Coleção das Leis e Decretos do Estado de São Paulo. Tomo I – 1889-1891. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1909.
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidade. Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, maio/ago. 2010.
ZICCARD, L.R.N. (2009). O curso de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: uma história de sua constituição/desenvolvimento/legitimação. Tese (Doutorado em Educação Matemática), São Paulo: PUC-SP.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 219
- pdf (Português (Brasil)) downloads: 174
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.