FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA POR MEIO DE OFICINA PEDAGÓGICA
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.3680Keywords:
Ensino de Ciências, . Prática Docente, Material Didático e Baixo CustoAbstract
Com enfoque na formação pedagógica de professores, este estudo visa discutir a utilização de recursos didáticos lúdicos para facilitar o ensino e aprendizagem de conteúdos de Ciências da Natureza. Trata-se de uma investigação dirigida com abordagem qualitativa, por meio de oficina pedagógica sobre a confecção de brinquedos científicos, realizada com 31 docentes que trabalham com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio da observação direta, notou-se interesse individual e coletivo dos participantes, além de entusiasmo e curiosidade, agregando conhecimento sobre conceitos das Ciências Naturais. Os professores destacaram que as atividades desenvolvidas contribuirão para melhorarem suas práticas pedagógicas, uma vez que proporcionam a construção de sentido e significado para os conteúdos curriculares abordados. Ressalta-se que os materiais utilizados para a construção dos brinquedos foram de fácil acesso, de baixo custo e reutilizáveis, possibilitando sua replicação em escolas com poucos recursos financeiros.
References
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1ª Edição. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARBOZA, R.; MARTORANO, S. A. A.; Reflexões e práticas na formação de professores de ciências naturais. Revista Brasileira Educação em Ciências e Educação Matemática (ReBECEM), v.1, n.1, p. 16-29, dez. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular- Educação é a base. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf>. Acesso em: 28 março. 2020.
CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 35-48, 2003.
CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. 1ª Edição. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10ª Edição. São Paulo: Cortez, 2011. CASTRO, L. P. V.; MALACARNE, V.; STRIEDER, D. M.; A formação de professores no brasil: histórico e desdobramentos. Revista Brasileira Educação em Ciências e Educação Matemática (ReBECEM), v. 2, n. 3, p. 347-361, dez. 2018.
COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research Methods in Education. 7ª edição. New York: Routledge, 2011.
DEUS, A. F. E.; SUTIL, N. Formação de professores de química: concepções de racionalidade em estágio curricular supervisionado. Revista Brasileira Educação em Ciências e Educação Matemática (ReBECEM), v. 2, n. 3, p. 432-444, dez. 2018.
DUSO, L. Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. UNICAMP. Campinas: 2012. 432 p. ESTRELA, A. Teoria e Prática de Observação de Classes: uma estratégia de formação de professores. 4ª Edição. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994. 478p.
GOMES, P. W. P.; MODESTO, J. S.; GOMES, P. W. P.; SOUZA, R. F. O uso de um laboratório portátil com materiais reciclados nas aulas práticas de ciências naturais. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v.10, n.22, p. 74–83, 2017.
KAUARK, F. S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: um guia prático. 1ª Edição. Itabuna-BA: Via Litterarum, 2010, 88 p.
LEAL, E. A. L; Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. 1ª Edição. São Paulo: Atlas, 2017.
MACENHAN, C.; TOZETTO, S. S.; BRANDT, C. F. Formação de professores e prática pedagógica: uma análise sobre a natureza dos saberes docentes. Práxis Educativa, v. 11, n. 2, p. 505-525, 2016.
MALDANER, O. A. A formação continuada de professores: ensino-pesquisa na escola. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1997.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. RAMOS, E. S.; SANTOS, F. A. C.; LABURÚ, C. E. O uso da ludicidade como ferramenta para o Ensino de Química Orgânica: o que pensam os alunos. ACTIO, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 119-136, jan./jul. 2017.
SCARPA, D. L.; CAMPOS, N. F. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p.25-41, 2018.
SILVA, E. F.; SOUSA, G. L. S.; NEVES JUNIOR, W.; TESTA, G, PIMENTEL, T. C. Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de Curso Técnico em Química. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 342-358, 2017.
SOUZA, L. H. P.; GOUVÊA, G. Oficinas Pedagógicas e formação continuada de professores de ciências. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas IV ENPEC, Bauru, SP, 25 a 29 de novembro de 2003.
Downloads
Published
Versions
- 19/05/2021 (2)
- 19/05/2021 (1)
- Visualizações do Artigo 948
- pdf (Português (Brasil)) downloads: 501
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.