O NÚCLEO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – NATEE: UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9640Palavras-chave:
Educação Especial, NATEE, Educando/TEA, AlfabetizaçãoResumo
Este artigo constitui uma pesquisa bibliográfica sobre as ações pedagógicas aplicadas aos alunos com deficiências em espaços especializados. A questão norteadora é: como os professores do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NATEE) desenvolvem práticas pedagógicas no processo de alfabetização, especialmente na aquisição da leitura e da escrita de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? Objetiva refletir a partir das fichas de evolução sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas, tendo como foco o processo de alfabetização de crianças com TEA realizado pelo NATEE em 2019. Foram analisadas fichas de evolução de quatro alunos da instituição. Os resultados indicam que a aquisição da leitura e da escrita pelos alunos ocorre de forma evolutiva, com progresso acadêmico gradual a curto, médio e longo prazo. O estudo destaca a necessidade de políticas públicas que garantam o acesso e a permanência dos alunos em espaços que promovam a estimulação precoce e adequada, favorecendo o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita. Além disso, é crucial implementar melhorias no espaço físico do Núcleo, que tem um papel fundamental.
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