TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9607

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Educação Infantil, Estado do Conhecimento

Resumo

As políticas públicas e estudos de pesquisadores e profissionais do campo tem debatido sobre a educação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando a garantia ao acesso e permanência delas aos espaços escolares. Esse estudo tem como objetivo analisar as dissertações e teses na interface entre o TEA e a educação infantil, entre os anos de 2017 a 2021. Essa pesquisa se caracteriza como bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, na qual buscou-se as produções brasileiras no Banco de Dissertações e Teses. Identificou-se 29 estudos que foram analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontaram que 13 estudos foram realizados na temática da inclusão escolar e prática pedagógica; em sua maioria, em Programas de Pós-graduação a nível de Mestrado; a metade dos estudos são um estudo de campo, com abordagem qualitativa; os instrumentos mais utilizados foram a entrevista e a observação; 11 estudos optaram pela análise de conteúdo de Bardin para basilar a análise dos dados. Destacou-se também que 9 trabalhos trouxeram produtos educacionais, como cartilhas de orientação e propostas de atividades, para oferecer um suporte aos profissionais no processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA na educação infantil. Portanto, espera-se que esse artigo contribua com o arcabouço teórico e prático de professores e pesquisadores que atuam no campo da educação inclusiva, possibilitando conhecer a produção científica nessa interface e vislumbrando novos caminhos para a prática pedagógica e produção de conhecimentos.

Biografia do Autor

Ana Paula Santos Sarmanho, Universidade Federal do Pará - UFPA

Licenciada em Letras Língua Portuguesa (IFPA); Graduada em Terapia Ocupacional (UEPA); Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Liter´ária (UEPA); Especialista em Transtorno do Espectro Autista (UEPA); Mestre em Educação (UEPA). Atualmente é docente substituta de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará.

Débora Ribeiro da Silva Campos Folha, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Terapeuta Ocupacional (UEPA); Especialista em Docência da Educação Superior (UEPA); Mestre em Educação (UFPA); Doutora em Terapia Ocupacional (UFSCar). Atualmente é docente do Departamento de Terapia Ocupacional (UEPA).

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Publicado

29/11/2024
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Como Citar

SANTOS SARMANHO, A. P.; RIBEIRO DA SILVA CAMPOS FOLHA, D. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–25, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9607. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9607. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Transtorno do Espectro Autista (TEA)