BUSCANDO CAMINHOS PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9427Palavras-chave:
Pedagógico, Escola, Interdisciplinar, Estratégias, EnsinoResumo
Este trabalho é uma versão resumida da Monografia de especialização apresentada ao Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em julho de 2001, com algumas modificações decorrentes das críticas e sugestões feitas no momento da defesa. Na ocasião a Monografia se constitui em uma Proposta de intervenção Pedagógica no ambiente de realização da pesquisa. O lócus de pesquisa foi a Escola de Ensino Fundamental Curupira (nome fictício), localizada no bairro do Jurunas na cidade de Belém.
Referências
FAZENDA, Ivani. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1992.
_________. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: 1995.
JANTSCH, Ari Paulo & BIANCHETTI, Lucídio (orgs.) Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber, Rio de Janeiro: Imago, 1976.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1998.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
________. Documentos de identidade: uma introdução à teoria do currículo, Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e interdisciplinaridade. In: MOREIRA, Antônio Flávio B. (org.). Currículo: questões atuais. Campinas. SP: Papirus, 1997.
YOUNG, Michael F. D. O currículo do futuro: da "nova sociologia da educação a uma teoria crítica do aprendizado". Campinas, SP: Papirus, 2000.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 31
- PDF downloads: 27
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.