A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES NA ALFABETIZAÇAO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9424

Palavras-chave:

Alfabetização, Representação social, Identidade

Resumo

O presente artigo tem origem na práxis alfabetizadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) através do Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Popular na Amazónia Rural - GETEPAR e se constitui, também, em um dos focos de pesquisa do Curso de Especialização Psicologia Educacional da Universidade do Estado do Pará. A nossa participação na práxis alfabetizadora do NEP possibilitou-nos refletir sobre as seguintes questões: que representações sociais são construídas em relação a jovens, adultos e idosos “analfabetos"? Que identidades estes sujeitos constroem em suas práticas sociais? Por não saberem ler e escrever muitas vezes são julgados incapazes e discriminados por isso assumem uma atitude de desesperança face as suas condições de vida na sociedade. Sendo assim, consideramos necessário tecermos algumas reflexões sobre as representações presentes na sociedade em relação a estes sujeitos, que identidades estão sendo formadas, mas sobretudo a partir do diálogo e da leitura de mundo de Freire, descontruirmos e reconstruímos esta representação.

Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Ivanilde Apoluceno de Oliveira realizou pós-doutoramento em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em junho de 2010. Concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2002. Realizou, em 2001, doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México, com estudos sobre ética com o filósofo Enrique Dussel. Realizou mestrado em Educação Popular na UFPB. É graduada em Filosofia pela UFPA. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora titular aposentada da Universidade do Estado do Pará.

Roseane Corrêa Gomes, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Pós-graduada em Psicologia Educacional. Licenciada Plena em Pedagogia - Habilitação em Educação Especial e Administração escolar pela Universidade do Estado do Pará. Técnica em Administração e Finanças - Pedagogia na Escola de Governo do Estado do Pará - EGPA e Professora das séries iniciais da Educação Básica do ensino fundamental I da Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC.

Referências

CIAMPA, Antônio. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

Downloads

Publicado

11/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 10
  • PDF downloads: 11

Como Citar

APOLUCENO DE OLIVEIRA, I.; CORRÊA GOMES, R. A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES NA ALFABETIZAÇAO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 5, p. 55–60, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9424. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9424. Acesso em: 23 dez. 2024.