A SALA DE AULA: AMBIENTE ALFABETIZADOR NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9422

Palavras-chave:

Alfabetizador, Ambientes alfabetizadores, Leitores críticos

Resumo

Neste artigo estaremos apresentando algumas reflexões sobre o ato de alfabetizar por acreditarmos, assim como Emília Ferreiro, que a escola atua como facilitadora deste processo tendo a consciência, portanto, que não é o único meio. Falaremos também sobre importância de formar leitores, sempre interessadas com um leitor crítico que possa perceber o mundo que o cerca, o mundo da palavra, podendo ser sujeito e fazer sujeitos, chegando assim na importância que o educador poderá ter na formação desse leitor que a sociedade precisa, ou melhor, necessita. Para isso, o educador terá que criar ambientes na sala de aula que estimule a leitura, mostrando sua importância para a vida humana.

Biografia do Autor

Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Estágio de Pós-Doutorado na PUC-RIO (2010). É professora Titular da Universidade do Estado do Pará do Curso de Pedagogia.

Clayde Anne Evangelista, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Discente da turma de especialização em educação infantil – UEPA (2004)

Claudia Telma da Cruz Lima, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2001), Especialista em Educação Infantil na Universidade do Estado do Pará. Atualmente é mediadora de leitura na Biblioteca Comunitária Itinerante Bombomler, professora e especialista na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação do Estado do Pará.

Referências

ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência o dilema da educação. 6ª ed. São Paulo: Loyola, 2001.

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2ª ed. Coleção Magistério 2º grau. Série Formação do Professor. São Paulo: Cortez, 1994.

BORGES, Teresa Maria Machado. Ensinando a ler sem silabar. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 1998.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 41ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1993.

KATO, Mary. A concepção da escrita pela criança. 3ª ed. São Paulo: Pontes, 2002.

________. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor — Aspectos Cognitivos da Leitura. São Paulo: Pontes, 1989.

LEITE, Regina Garcia. Novos Olhares sobre a Alfabetização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ROSA, Sanny S. da. Construtivismo e mudança. 5ª edição. São Paulo. Cortez, 1997.

Downloads

Publicado

11/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 9
  • PDF downloads: 5

Como Citar

REGINA LOBATO DOS SANTOS, T.; ANNE EVANGELISTA, C.; TELMA DA CRUZ LIMA, C. A SALA DE AULA: AMBIENTE ALFABETIZADOR NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 5, p. 31–38, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9422. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9422. Acesso em: 21 nov. 2024.