FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE DE EUSÉBIO
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9136Palavras-chave:
Formação, Continuada, de, Professores, Anos, Finais, Educação, Matemática, Prática, DocenteResumo
A formação continuada é um processo constante que permite aos educadores aprimorar seus conhecimentos, refletir criticamente sobre suas práticas pedagógicas e melhorar a qualidade do ensino. No contexto da pesquisa sobre os professores de matemática da rede municipal de Eusébio, o objetivo é explorar como percebem a importância dessa formação para seu desenvolvimento profissional e os impactos na prática docente. A inauguração da Escola de Formação de Pais e Mestres em 2022 pelo portal da prefeitura de Eusébio é uma medida crucial para fortalecer o sistema educacional municipal e elevar os padrões de ensino. No ambiente escolar, os professores enfrentam desafios que vão além da disciplina dos alunos, como as competências socioemocionais. As formações continuadas em matemática desempenham um papel fundamental na melhoria da prática docente e no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. A metodologia deste estudo adota uma abordagem qualitativa-quantitativa para investigar a eficácia dessas formações, buscando entender as complexidades e significados atribuídos pelos docentes às suas experiências. Os resultados revelam que a maioria reconhece sua importância, mas uma minoria expressa a necessidade de melhorias, destacando a importância do desenvolvimento coletivo dos currículos de formação e da interação entre os professores. Consideramos que o investimento contínuo na formação dos professores da rede de Eusébio é essencial para a Secretaria Municipal de Educação garantir uma educação de qualidade crescente aos alunos, refletindo o compromisso com a constante atualização e reflexão crítica dos educadores para enfrentar os desafios contemporâneos da educação.
Referências
ABRANTES, M. G. L. de; BARROS, R. J. A. do R. Pensamento computacional na formação de professores de matemática: uma análise curricular nos cursos de graduação em matemática dos Institutos e Universidades Federais do Nordeste. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 24, 2024.
BELLONI, M. L. Educação a distância. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. 115 p.
BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2020. 416 p.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo cientifico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
BRZEZINSKI, I. A formação dos profissionais da escola. Revista Ande, v. 13, n. 20, p. 21-29, 1994.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The Sage Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage Publications, 2011. 766 p.
EUSÉBIO. Site Oficial da Prefeitura de Eusébio, 2024. Disponível em: http://eusebio.ce.gov.br/ Acesso em: 25 mai. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018. 256 p.
GARDNER, H. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books, 1983. 467 p.
HATTIE, J. Visible Learning: A Synthesis of Over 800 Meta-Analyses Relating to Achievement. 1. ed. New York: Routledge. 2008. 392 p.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018. 288 p.
LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola - Teoria e Prática. São Paulo: Heccus, 2021. 304 p.
LUIZ, A. V. A. Transtornos de ansiedade, depressão e sono-vigília em adolescentes no período pós-isolamento social e suas potenciais associações com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. 2023. Tese (Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2023.
MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. MINAYO, M. C. de S. (Org). Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. 96 p.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.
MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, v. 34, p. 351-364, 2020.
NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: Perspectivas e pesquisas. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. 208 p.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação. 1. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1992. 158 p.
OLIVEIRA, L. R. P. de.; SILVA, J. do S. C. da; FRÓES, J. C. da C. Fluidez e solidificações nas reformas curriculares dos cursos de licenciatura em matemática. Revista Comunicação Universitária, v. 1, n. 1, 2021.
OLIVEIRA, J. B. de. Formação Continuada Docente e Diretrizes da BNCC: Uma Necessidade da Educação Básica. Revista Científica FESA, v. 3, n. 12, p. 79–90, 2023.
PIAGET, J. The Child's Conception of the World: A 20th-Century Classic of Child Psychology. Tradução: TOMLINSON, J.; TOMLINSON, A. New York: Harcourt, Brace, 2007. 432 p.
PONTE, J. P. O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do ensino básico. Interacções, v. 12, p. 96-114, 2009.
REIS, M. L. dos. Autoavaliação em perspectiva colaborativa para a melhoria da prática docente. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
SANTOS, J. B. dos.; MORAES, S. C. O ensino dos futuros profissionais da geografia no programa forma pará e os desafios, perspectivas e impasses na implementação do programa. Revista Comunicação Universitária, v. 2, n. 3, 2022.
SANTOS, T. de J. F. Experiências de um Discente na Implementação de Oficinas Psicoeducativas para promoção de saúde mental e prevenção do suicídio na comunidade universitária. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2024.
SETTE, C. P.; ALVES, G. (Org.). Competências socioemocionais: a importância do desenvolvimento e monitoramento para a educação integral. Catarina: Instituto Ayrton Senna, 2021.
SILVA, F. da S.; SILVA, F. B. da. A necessidade da formação contínua para a prática docente. Revista Saberes Docentes, v. 2, n. 3, 2017.
VIANA, J. A. R.; GONÇALVES, E. M.; COSTA, M. J. M.; MARQUES, S. M. F. Aprendizagem ativa e tecnologias digitais no contexto escolar: potencialidades do aplicativo Classdojo na comunicação digital em sala de aula. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 14, n. 41, p. 85–99, 2023.
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society - The Development of Higher Psychological
Processes. Cambridge: Harvard University Press, 1980. 159 p.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 88
- PDF downloads: 56
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.