FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE DE EUSÉBIO

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9136

Palavras-chave:

Formação, Continuada, de, Professores, Anos, Finais, Educação, Matemática, Prática, Docente

Resumo

A formação continuada é um processo constante que permite aos educadores aprimorar seus conhecimentos, refletir criticamente sobre suas práticas pedagógicas e melhorar a qualidade do ensino. No contexto da pesquisa sobre os professores de matemática da rede municipal de Eusébio, o objetivo é explorar como percebem a importância dessa formação para seu desenvolvimento profissional e os impactos na prática docente. A inauguração da Escola de Formação de Pais e Mestres em 2022 pelo portal da prefeitura de Eusébio é uma medida crucial para fortalecer o sistema educacional municipal e elevar os padrões de ensino. No ambiente escolar, os professores enfrentam desafios que vão além da disciplina dos alunos, como as competências socioemocionais. As formações continuadas em matemática desempenham um papel fundamental na melhoria da prática docente e no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. A metodologia deste estudo adota uma abordagem qualitativa-quantitativa para investigar a eficácia dessas formações, buscando entender as complexidades e significados atribuídos pelos docentes às suas experiências. Os resultados revelam que a maioria reconhece sua importância, mas uma minoria expressa a necessidade de melhorias, destacando a importância do desenvolvimento coletivo dos currículos de formação e da interação entre os professores. Consideramos que o investimento contínuo na formação dos professores da rede de Eusébio é essencial para a Secretaria Municipal de Educação garantir uma educação de qualidade crescente aos alunos, refletindo o compromisso com a constante atualização e reflexão crítica dos educadores para enfrentar os desafios contemporâneos da educação.

Biografia do Autor

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFC. Mestre em Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação (PPGENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Tecnologias Digitais (TD) no Ensino de Ciências e Matemática. Especialização no Ensino de Matemática (ISEIB), Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva (UNIQ), Especialização em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFCE), Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação (ÚNICA), Especialização em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação (ÚNICA), Especialização em Docência no Ensino Superior (ÚNICA), Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI), Especialização em Educação Digital (SENAI-SC). Especialização em Ensino de Matemática: Anos Finais do Ensino Fundamental (UFPI), Licenciatura em Matemática (IFCE), Tecnólogo em Alimentos (CENTEC), Licenciatura em Filosofia (FAERPI), Licenciado em Educação Física (UECE). Atualmente é professor de Matemática - SEDUC CE. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Ceará (SBEM-CE). Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) e do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).Trabalhou como professor PIBID/IFCE - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na área de Matemática (Geometria e Cálculo). Professor e Coordenador de Olimpíada de Matemática atuando em todas as áreas do ensino e no Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI). Pesquisa sobre: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), Didática da Matemática, Resolução de problemas, Tecnologias no ensino de Matemática e Formação de professores (Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Estatística).

Mateus Bezerra Dantas, Secretaria de Educação do Eusébio

Possui Graduação em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2007), Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (2018), Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2024) e Especialização em Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Tecnológica de Palmas (2017). Atualmente é Professor de Matemática na Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC).

Francisco Cleuton de Araújo, Secretaria de Educação de Fortaleza

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2016). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2021). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal do Ceará (2010). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2007).  Atualmente é Professor Efetivo de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME).

Jonathan Haryson Araújo Aguiar, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2009), Especialização em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela UCAM Prominas (2014) e Mestrado em Matemática pela UFERSA-RN (2018). É professor efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC-CE)

Referências

ABRANTES, M. G. L. de; BARROS, R. J. A. do R. Pensamento computacional na formação de professores de matemática: uma análise curricular nos cursos de graduação em matemática dos Institutos e Universidades Federais do Nordeste. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 24, 2024.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. 115 p.

BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2020. 416 p.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo cientifico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

BRZEZINSKI, I. A formação dos profissionais da escola. Revista Ande, v. 13, n. 20, p. 21-29, 1994.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The Sage Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage Publications, 2011. 766 p.

EUSÉBIO. Site Oficial da Prefeitura de Eusébio, 2024. Disponível em: http://eusebio.ce.gov.br/ Acesso em: 25 mai. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018. 256 p.

GARDNER, H. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books, 1983. 467 p.

HATTIE, J. Visible Learning: A Synthesis of Over 800 Meta-Analyses Relating to Achievement. 1. ed. New York: Routledge. 2008. 392 p.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018. 288 p.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola - Teoria e Prática. São Paulo: Heccus, 2021. 304 p.

LUIZ, A. V. A. Transtornos de ansiedade, depressão e sono-vigília em adolescentes no período pós-isolamento social e suas potenciais associações com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. 2023. Tese (Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2023.

MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. MINAYO, M. C. de S. (Org). Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. 96 p.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, v. 34, p. 351-364, 2020.

NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: Perspectivas e pesquisas. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. 208 p.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação. 1. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1992. 158 p.

OLIVEIRA, L. R. P. de.; SILVA, J. do S. C. da; FRÓES, J. C. da C. Fluidez e solidificações nas reformas curriculares dos cursos de licenciatura em matemática. Revista Comunicação Universitária, v. 1, n. 1, 2021.

OLIVEIRA, J. B. de. Formação Continuada Docente e Diretrizes da BNCC: Uma Necessidade da Educação Básica. Revista Científica FESA, v. 3, n. 12, p. 79–90, 2023.

PIAGET, J. The Child's Conception of the World: A 20th-Century Classic of Child Psychology. Tradução: TOMLINSON, J.; TOMLINSON, A. New York: Harcourt, Brace, 2007. 432 p.

PONTE, J. P. O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do ensino básico. Interacções, v. 12, p. 96-114, 2009.

REIS, M. L. dos. Autoavaliação em perspectiva colaborativa para a melhoria da prática docente. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

SANTOS, J. B. dos.; MORAES, S. C. O ensino dos futuros profissionais da geografia no programa forma pará e os desafios, perspectivas e impasses na implementação do programa. Revista Comunicação Universitária, v. 2, n. 3, 2022.

SANTOS, T. de J. F. Experiências de um Discente na Implementação de Oficinas Psicoeducativas para promoção de saúde mental e prevenção do suicídio na comunidade universitária. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2024.

SETTE, C. P.; ALVES, G. (Org.). Competências socioemocionais: a importância do desenvolvimento e monitoramento para a educação integral. Catarina: Instituto Ayrton Senna, 2021.

SILVA, F. da S.; SILVA, F. B. da. A necessidade da formação contínua para a prática docente. Revista Saberes Docentes, v. 2, n. 3, 2017.

VIANA, J. A. R.; GONÇALVES, E. M.; COSTA, M. J. M.; MARQUES, S. M. F. Aprendizagem ativa e tecnologias digitais no contexto escolar: potencialidades do aplicativo Classdojo na comunicação digital em sala de aula. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 14, n. 41, p. 85–99, 2023.

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society - The Development of Higher Psychological

Processes. Cambridge: Harvard University Press, 1980. 159 p.

Downloads

Publicado

25/09/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 88
  • PDF downloads: 56

Como Citar

VITOR DA SILVA SANTIAGO, P.; BEZERRA DANTAS, M.; CLEUTON DE ARAÚJO, F.; HARYSON ARAÚJO AGUIAR, J. FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE DE EUSÉBIO. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–23, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9136. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9136. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos