OS MECANISMOS DE PODER NA EDUCAÇÃO DE CORPOS E MENTES: UMA REFLEXÃO À LUZ DAS TEORIAS BOURDIEANAS E FOUCAULTIANAS NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
O presente trabalho de natureza bibliográfica busca tecer, à luz das teorias de Bourdieu e Foucault, na interlocução com os escritos de outras referências como Louro, Freud e Beauvoir, algumas considerações sobre os processos de fabricação de masculinidades e feminilidades por meio dos discursos e práticas escolares, tendo em vista as discussões que permeiam a relação entre Estado, Sociedade e Educação. Dessa forma, busca-se pensar acerca dos mecanismos de poder presentes nos discursos e práticas escolares que, ao longo dos anos, têm se constituído como instrumentos reguladores das relações sociais entre homens e mulheres, bem como refletir sobre a escola enquanto lugar, por vezes, reprodutivista de concepções de Estado."
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29/01/2017
Métricas
- Visualizações do Artigo 90
- PDF downloads: 81
Como Citar
DE CRISTO, H. S. OS MECANISMOS DE PODER NA EDUCAÇÃO DE CORPOS E MENTES: UMA REFLEXÃO À LUZ DAS TEORIAS BOURDIEANAS E FOUCAULTIANAS NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 296–316, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/977. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos