OS MECANISMOS DE PODER NA EDUCAÇÃO DE CORPOS E MENTES: UMA REFLEXÃO À LUZ DAS TEORIAS BOURDIEANAS E FOUCAULTIANAS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Hélio Souza de Cristo helio-87@hotmail.com
    UEFS

Resumo

O presente trabalho de natureza bibliográfica busca tecer, à luz das teorias de Bourdieu e Foucault, na interlocução com os escritos de outras referências como Louro, Freud e Beauvoir, algumas considerações sobre os processos de fabricação de masculinidades e feminilidades por meio dos discursos e práticas escolares, tendo em vista as discussões que permeiam a relação entre Estado, Sociedade e Educação. Dessa forma, busca-se pensar acerca dos mecanismos de poder presentes nos discursos e práticas escolares que, ao longo dos anos, têm se constituído como instrumentos reguladores das relações sociais entre homens e mulheres, bem como refletir sobre a escola enquanto lugar, por vezes, reprodutivista de concepções de Estado."

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29/01/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 85
  • PDF downloads: 65

Como Citar

DE CRISTO, H. S. OS MECANISMOS DE PODER NA EDUCAÇÃO DE CORPOS E MENTES: UMA REFLEXÃO À LUZ DAS TEORIAS BOURDIEANAS E FOUCAULTIANAS NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 296–316, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/977. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos