CRÍTICAS AO CONCEITO LIBERAL DE CIDADANIA E AS DECORRÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Ricardo Pereira da Silva ricardopereiradasilva2015@gmail.com
    UFSCAR
  • Marcos Francisco Martins marcosfransciscomartins@gmail.com
    UFSCAR

Resumo

Este artigo é resultante de pesquisa bibliográfica. O texto parte do resgate etimológico de cidadania e apresenta o conceito liberal a partir de dois clássicos: um moderno, Locke, e outro contemporâneo, T. H. Marshall. Aponta que a concepção liberal de cidadania se funda no direito formal de o indivíduo egoísta, com liberdade, adquirir propriedade, o que é contradito por conceitos que a afirmam como relacionada ao efetivo acesso de todos aos bens necessários à vida digna. Nas conclusões, são delineadas decorrências da cidadania liberal à educação: a transformação, de direito fundamental, em mercadoria, o praticismo, a centralidade das avaliações padronizadas, externas e de larga escala, a flexibilização dos processos de formação, a meritocracia e a privatização.

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Publicado

29/01/2017
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Como Citar

DA SILVA, R. P.; MARTINS, M. F. CRÍTICAS AO CONCEITO LIBERAL DE CIDADANIA E AS DECORRÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 131–157, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/969. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos