MONTANDO UM QUEBRA-CABEÇA: A CRIANÇA COM AUTISMO, O BRINQUEDO E O OUTRO

Autores

  • Ivone Martins de Oliveira ivone.mo@terra.com.br
    UFES
  • Sonia Lopes Victor sonia.victor@hotmail.com
    UFES
  • José Francisco Chicon chiconzf@yahoo.com.br
    UFES

Resumo

Alguns estudos têm destacado o papel que adultos e outras crianças podem assumir no desenvolvimento da criança com autismo. Entretanto, as peculiaridades de seus modos de interação com os outros frequentemente são apontadas como um fator que dificulta essas relações. Este artigo tem como objetivo analisar estratégias de intervenção pedagógica utilizadas pelo adulto para enriquecer a relação entre a criança com autismo e o brinquedo. A pesquisa de campo foi realizada em uma brinquedoteca universitária que desenvolve atividades lúdicas numa perspectiva inclusiva e teve como sujeitos uma criança com autismo e uma estagiária do Curso de Educação Física. O estudo discute as estratégias da estagiária para ensinar à criança o uso convencional do jogo e algumas repercussões dessas estratégias sobre sua ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29/01/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 945
  • PDF downloads: 459

Como Citar

DE OLIVEIRA, I. M.; VICTOR, S. L.; CHICON, J. F. MONTANDO UM QUEBRA-CABEÇA: A CRIANÇA COM AUTISMO, O BRINQUEDO E O OUTRO. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 73–96, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/965. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos