Os castigos corporais na prática educativa e disciplinar da infância em Bragança-PA (1920-1930)
The use of corporal punishment in the educational and disciplinary practices of childhood in Bragança-PA (1920-1930)
Palavras-chave:
Castigos corporais, Artefatos de punicão, Infância bragantina, Educação, DisciplinaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo mapear e analisar os tipos de castigos corporais e o uso de artefatos de punição contidos na prática educativa e disciplinar da infância em Bragança-PA nos anos 1920 e 1930. Metodologicamente, utilizou-se duas obras literárias da escritora paraense Lindanor Celina, os romances “Menina que vem de Itaiara” e “Eram seis assinalados”. O campo teórico do estudo situa-se na História da Educação e da Infância na Amazônia, e utiliza a literatura regional, em particular dois romances de ficção, como fonte e registro histórico de investigação. Os textos romanescos analisados revelam indícios de que os castigos corporais e seus artefatos de punições estavam presentes tanto nas escolas primárias quanto nas famílias, sendo uma prática culturalmente regulada e legitimada na educação e disciplinamento da infância bragantina das décadas iniciais do século XX.
Palavras-chave: Castigos corporais. Artefatos de punição. Infância bragantina. Educação. Disciplina.
Abstract
This research aimed to map and analyze the types of corporal punishment and the use of punitive artifacts present in the educational and disciplinary practices of childhood in Bragança-PA during the 1920s and 1930s. Methodologically, two literary works by the writer from Pará, Lindanor Celina, were used: the novels Menina que vem de Itaiara and Eram seis assinalados. The theoretical field of the study is situated within the History of Education and Childhood in the Amazon, using regional literature, particularly two fictional novels, as both source material and historical records for investigation. The analyzed texts reveal evidence that corporal punishment and its punitive artifacts were present in both primary schools and families, being a culturally regulated and legitimized practice in the education and disciplining of childhood in Bragança during the early decades of the 20th century.
Keywords: Corporal punishment. Punitive artifacts. Childhood in Bragança. Education. Discipline.
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