Trajetórias formativas e laborais de mulheres egressas do Curso Técnico em Cozinha do Proeja do Instituto Federal Baiano
Formative and labor trajectories of graduate women from Curso Técnico em Cozinha of Instituto Federal Baiano's Proeja
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Proeja, Trajetórias de mulheres egressasResumo
Este artigo analisa as trajetórias de estudo e de trabalho construídas por estudantes egressas do curso Técnico em Cozinha, ofertado pelo Proeja no IF Baiano, Campus Catu. São investigadas as inferências do programa na continuação dos itinerários formativos dessas mulheres e nos percursos de (re)inserção em espaços laborais. Para tanto, a partir dos referenciais teóricos, analisa-se a relação do trabalho culinário com a divisão sexual e racial do trabalho no Brasil por meio da exclusão econômica e educacional. Para compreender essas trajetórias, adotou-se uma abordagem qualitativa e o questionário como instrumento metodológico de pesquisa, aplicado a 60 estudantes. A partir da análise de conteúdo, como método de interpretação dos dados coletados, constatou-se que a conclusão do Ensino Médio compõe uma mobilidade de escolaridade ascendente entre gerações, que possibilitou o acesso ao Ensino Superior para uma parte das egressas. Ademais, observou-se a centralidade do trabalho produtivo e reprodutivo nas trajetórias construídas por estudantes formadas pelo Proeja.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Proeja; Trajetórias de mulheres egressas.
Abstract
This article analyzes the study and work trajectories built by students who graduated from the Kitchen Technician course, offered by Proeja at IF Baiano, Campus Catu. The inferences of the program in the continuation of its training itineraries and in the paths of (re)insertion in work spaces are investigated. To this end, through theoretical frameworks, it analyzes the relationship between culinary work and the sexual and racial division of labor in the country through economic and educational exclusion. To understand the trajectories of these graduates, we adopted qualitative research and the questionnaire as a methodological instrument, applied to 60 students. From the content analysis, as a method of interpretation of the collected data, it was found that the completion of High School composes an upward mobility of schooling between generations, which enabled access to Higher Education for a part of the graduates. In addition, the centrality of productive and reproductive work was observed in the trajectories built by students trained by Proeja.
Keywords: Youth and Adult Education; Proeja; Trajectories of women graduated.
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