Ensino de História, livro didático e sentidos formativos para as relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos

Teaching of History, textbooks, and formative meanings for ethnic-racial relations in adult and continuing education

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História, Relações étnico-raciais, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

As narrativas que constituem o ensino de História no Brasil mobilizam seleções, negociações e tensões. Outrossim, reverberam sentidos formativos sobre sujeitos, histórias, memórias e mentalidades individuais ou coletivas. Considerando tais tessituras, neste artigo problematizamos as nuances de tratamento às temáticas afro-brasileiras e indígenas editoradas em um título didático dedicado à Educação de Jovens e Adultos, distribuído pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/EJA) em 2014. A obra Caminhar e transformar – História é analisada face ao diálogo com referenciais teórico-metodológicos do campo do ensino de História, do livro didático e das relações étnico-raciais. Com as discussões elencadas, compomos observações acerca das permanências e rupturas do ensino disciplinar a partir das modificações curriculares promovidas pelas leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.

Palavras-chave: Ensino de História; Relação étnico-raciais; Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Abstract

The narratives that constitute the teaching of History in Brazil involve selections, negotiations, and tensions. Furthermore, they resonate with formative meanings regarding individuals, histories, memories, and both individual and collective mentalities. Considering these textures, this article problematizes the nuances of addressing Afro-Brazilian and Indigenous themes edited in a textbook dedicated to Adult and Continuing Education, distributed by the National Program for Textbooks and Teaching Materials (PNLD/EJA) in 2014. The work Caminhar e Transformar – História is analyzed in light of the dialogue with theoretical-methodological references from the fields of History teaching, textbooks, and ethnic-racial relations. Through the discussions outlined, we offer observations on the continuities and disruptions in disciplinary teaching arising from the curricular changes promoted by laws No. 10.639/2003 and No. 11.645/2008.

Keywords: Teaching of History; Ethnic-Racial Relations; Youth and Adult Education (EJA).

 

 

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Biografia do Autor

Arnaldo Pinto Junior, Unicamp

Licenciado e Bacharel em História pela Unicamp. Mestre, Doutor e Livre-docente em Educação, atua como professor da Faculdade de Educação da Unicamp. Líder do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação, vinculado ao PPGE da instituição. Atualmente é coordenador do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem [ea]² e assessor de pesquisa do Centro de Memória da Unicamp. Associado à ANPUH e ABEH, desenvolve estudos sobre ensino de História, história da educação, formação de professores, livro didático, dentre outros temas. E-mail: apjfe@unicamp.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2516-9761

 

Taís Temporim de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Mestra e doutoranda em Educação, pela Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP), com participação no Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação. Licenciada e especialista em História, pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru (USC). Associada à ANPUH e à ABEH, tendo atuação nas áreas de Educação, História da Educação, Ensino de História, Livros Didáticos, Iconosfera e Educação para as Relações Étnico-raciais.  E-mail: temporimtais@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5928-9329

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Publicado

10/09/2024
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Como Citar

PINTO JUNIOR, A.; TEMPORIM DE ALMEIDA, T. Ensino de História, livro didático e sentidos formativos para as relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos: Teaching of History, textbooks, and formative meanings for ethnic-racial relations in adult and continuing education. Revista Cocar, [S. l.], n. 26, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9071. Acesso em: 7 out. 2024.