Saberes de vida: memórias afetivas, mulheres em movimento e educação popular
Life knowledge: affective memories, women in movement and popular education
Palavras-chave:
Educação Popular; Mulheres Negras; Saberes de Vida.Resumo
O presente artigo tem como objetivo compartilhar as pesquisas e estudos de duas mulheres negras, educadoras populares e pesquisadoras de temáticas relacionadas às questões de gênero, raça, educação e suas intersecções. Trata-se, portanto, do encontro de estudos que falam desses corpos, vidas, da educação almejada a partir desse lugar de fala, dos direitos negados, da formulação e garantia de políticas públicas educacionais. São considerados ao longo do texto reflexões sobre os modos como a educação popular tem contribuído como uma possibilidade libertadora e transformadora da realidade e dos contextos. Por meio dela, grupos populares, movimentos sociais, escolas e universidades podem (re)criar saberes pautados na liberdade, no reconhecimento das vozes e corpos subalternos, na emancipação de si e transformação de mundos.
Palavras-chave: Educação Popular; Mulheres Negras; Saberes de Vida.
Abstract
This article aims to share the research and studies of two black women, popular educators and researchers on topics related to issues of gender, race, education and their intersections. It is, therefore, a meeting of studies that talk about these bodies, lives, the education sought from this place of speech, the denied rights, the formulation and guarantee of public educational policies. Throughout the text, reflections are considered on the ways in which popular education has contributed as a liberating and transformative possibility of reality and contexts. Through it, popular groups, social movements, schools and universities can (re)create knowledge based on freedom, the recognition of subordinate voices and bodies, the emancipation of oneself and the transformation of worlds.
Keywords: Popular Education; Black Women; Life Knowledge.
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